Cortejo dá início à programação cultural da Teia da Diversidade, em Natal (RN)

  • Por Agencia Brasil
  • 21/05/2014 21h52
  • BlueSky

Boi nas ruas de Natal. Cortejo dos Pontos de Cultura percorreu as principais ruas da capital potiguar em cortejo que abriu a programação cultural da Teia da Diversidade 2014 (Leandro Melito / Portal EBC)

O fim da tarde desta quarta-feira (21) marcou o início da programação cultural da Teia Nacional da Diversidade, evento que acontece em Natal (RN) até o próximo sábado (24). Após dois dias de discussões e demandas de grupos temáticos e pontos de cultura, um cortejo cultural deu início às apresentações de grupos de diversos pontos do país. O desfile cultural começou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e percorreu as ruas da capital potiguar até o encerramento no Largo Dom Bosco. 

Confira cobertura completa no Portal EBC 

Na mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, cerca de três mil integrantes de pontos de cultura coloriram as ruas de Natal ao som de rabecas, pífanos, maracas, zabumbas e percussões. Após o cortejo, os grupos se apresentaram no palco Ribeira, montado no fim do trajeto. “Ouvir todos esses sons e expressões em um só lugar, ao mesmo tempo, é perceber que independente de qualquer recurso financeiro que falte, ninguém pode tirar de nós a nossa cutura”, afirmou Rosa Letícia, participante de um grupo de cultura no Rio Grande do Norte. “Estamos aqui em busca de igualdade e de apoio à nossa arte e à nossa cultura”, complementou Thiago Luiz, representante de um ponto de cultura cearense. 

Durante a manhã, os 41 grupos temáticos finalizaram um documento, dividido por estados, em que elencam as principais demandas nacionais e locais dos pontos de cultura. O texto servirá como base para a elaboração da Carta de Natal, que deve ser entregue nesta quinta-feira (22) para a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Entre os principais pontos do documento estão o pedido de agilidade na aprovação do Projeto de Lei Cultura Viva, que aguarda apreciação do Senado Federal, e a desburocratização dos meio de acesso aos recursos do governo federal para os pontos de cultura.

Confira boletim das Rádios EBC sobre o cortejo na Ribeira:

 

Confira segundo boletim das Rádios EBC: 

 

Confira vídeo do cortejo na Ribeira

 

Veja galeria de fotos do cortejo:

Edição: Edgard Matsuki

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.