Arnold Schwarzenegger critica Trump e compara invasão do Capitólio a episódio nazista
O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, utilizou suas redes sociais para condenar a invasão do Congresso americano por apoiadores do presidente Donald Trump. Em um vídeo de quase oito minutos publicado neste domingo, 10, o ator compara o caso do Capitólio à Noite dos Cristais, um dos mais famosos momentos do nazismo. Na ocasião, em 1938, cerca de 100 judeus foram mortos, mais de mil sinagogas foram destruídas e milhares de casas e escolas judaicas foram vandalizados na Alemanha, nos Sudetos da Tchecoslováquia e na Áustria, país natal de Schwarzenegger. “Quarta-feira foi a Noite dos Cristais bem aqui nos Estados Unidos. Os vidros quebrados foram os das janelas do Capitólio americano. Mas a turba não quebrou apenas as janelas do Capitólio. Ela quebrou as ideias que considerávamos como garantidas.”, disse o ator no vídeo.
Na publicação, Schwarzenegger adota um tom de relato pessoal, contando que foi criado por homens que bebiam para lidar com a culpa de terem feito parte “do mais odioso regime da história”. O ator nasceu em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, e conta que seu pai chegava em casa bêbado duas vezes por semana e batia nos filhos. “Eu não o culpo totalmente, porque o nosso vizinho estava fazendo a mesma coisa com a família dele, assim como o próximo vizinho. Eles sofriam dores físicas devido aos fragmentos em seus corpos e sofriam dores psicológicas devido ao que viram e fizeram”, afirmou.
[jp-related-posts ids=”1032732,1032680,1032618″]
Schwarzenegger diz ainda que os chamados Proud Boys, grupo de extrema direita que apoia Trump, são os nazistas de agora e acusa Trump de tentar promover um gole ao enganar a população americana. “Meus pais e meus vizinhos foram enganados com mentiras, e eu sei a que lugar as mentiras levam”, disse o ator. Mesmo sendo do partido Republicano, o mesmo de Trump, o ex-governador da Califórnia não poupou críticas ao presidente. “Ele sairá como o pior presidente da história. A parte boa é que em breve será tão irrelevante quanto uma mensagem velha no Twitter.”, disse o ator. Veja o vídeo publicado por Schwarzenegger:
My message to my fellow Americans and friends around the world following this week's attack on the Capitol. pic.twitter.com/blOy35LWJ5
— Arnold Schwarzenegger (@Schwarzenegger) January 10, 2021
continue lendo
Famosos
Morre ator que interpretou clássicos de terror, como ‘It’
Tim Curry enfrentava problemas de saúde havia mais de uma década, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC)
- ‘Jogo só acaba quando termina’: Lito posta vídeo do dia em que recebeu diagnóstico Jovem Pan · há 3 horas
- Dolly Parton estava internada há quatro dias antes de morrer, diz site Estadão Conteúdo · há 18 horas
- Morre aos 80 anos Dolly Parton, lenda da música country americana AFP · há 1 dia
- Mulher de Lito Sousa diz que estudos não têm vaga para tratamento experimental Estadão Conteúdo · há 1 dia