Famosos lamentam morte de Glória Maria: ‘Uma grande perda para o jornalismo’

Referência no jornalismo do país, comunicadora morreu nesta quinta-feira, 2; as causas ainda não foram divulgadas pela TV Globo ou por parentes

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2023 09h39 - Atualizado em 02/02/2023 13h45
TASSO MARCELO/ESTADÃO CONTEÚDO Gloria Maria Morte da jornalista foi lamentada por colegas de profissão e autoridades

Considerada pioneira e uma das maiores referências do jornalismo brasileiro, Glória Maria morreu nesta quinta-feira, 2. A causa da morte da jornalista não foi divulgada pela TV Globo, emissora na qual Glória trabalhou por mais de 50 anos. A profissional havia sido diagnosticada com um câncer de pulmão em 2019. A morte de Glória gerou uma rápida repercussão nas redes sociais, com diversos famosos, jornalistas e autoridades lamentando. “Glória Maria mudou meu mundo, mudou o nosso mundo! E todos os passos dados por ela são seguidos por mim e por todas nós. Obrigada, Glória, muito obrigada! Te amo, minha amiga”, disse atriz Taís Araújo. O rapper Emicida declarou que ele só é reconhecido hoje “porque antes existiu uma Glória Maria”. “Ela contou histórias em mais de 100 países, entrevistou ícones dos séculos XX e XXI, reinventou o telejornalismo brasileiro”, exaltou o repórter Marcelo Courrege, colega da jornalista na Globo. Clubes de futebol como Corinthians, Palmeiras e São Paulo homenagearam a jornalista.

Políticos também usaram as redes para lamentar a morte de Glória Maria. “Uma grande perda para o jornalismo e para todos os brasileiros”, escreveu a senadora Soraya Thronicke. Flávio Bolsonaro, colega de Thronicke no Senado, declarou que “é preciso deixar a ideologia de lado em momentos assim”. “Glória fez um trabalho amplamente reconhecido pela sociedade e sem dúvida deixou uma marca importante”, disse. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, classificou a jornalista como “referência, especialmente para a população negra”. Já a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) disse que o Glória era “sinônimo de competência” e destacou a importância de sua presença nos jornais. O presidente Lula também lamentou a morte de Glória, afirmando que a jornalista registrou “momentos marcantes” e “deixou sua marca na memória” do povo. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a carreira da apresentadora global: “O arrojo e a sensibilidade na apuração e cobertura de momentos históricos do país são o legado de uma carreira brilhante que inspirou colegas de profissão e emocionou milhares de telespectadores”.

Confira algumas homenagens nas redes sociais:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.