DJ Rennan da Penha será solto após habeas corpus concedido por STJ

  • Por Jovem Pan
  • 21/11/2019 13h12 - Atualizado em 21/11/2019 13h15
Reprodução/Instagram Dj Rennan da Penha está preso desde abril desde ano após condenação em segunda instância

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu nesta quinta-feira (21) um habeas corpus em favor do DJ Rennan da Penha. Conhecido pelo hit “Baile da Gaiola”, uma das músicas mais tocadas no carnaval deste ano, o DJ de 25 anos está preso desde 9 de abril no presídio Bangu 9, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio.

Absolvido em primeira instância, Rennan foi condenado a seis anos e oito meses de prisão por associação ao tráfico. O pedido de soltura foi protocolado pela defesa logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar o entendimento sobre a prisão após condenação em segunda instância.

Após a decisão do Supremo, fãs cobraram a soltura do funkeiro a exemplo do que ocorreu com casos políticos famosos, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu, condenados na Lava Jato.

Quando acusado pelo MPRJ, os advogados do DJ citaram “preconceito” no processo. “Rennan é acusado pelo MPRJ de ser ‘olheiro’ do tráfico. Tal acusação é tão estapafúrdia que beira a inocência, eis que tal função demandaria discrição. Os bailes de Rennan atraem mais de 25.000 pessoas, sendo a ele absolutamente impossível passar despercebido onde quer que seja”.

“Rennan da Penha representa a cultura negra da periferia do Rio de Janeiro, é justamente por isso sofre amplo preconceito fora do ambiente onde nasceu e foi criado”, disse o comunicado divulgado em março e assinado pelos advogados Fabrício Rodrigues e Nilsomaro de Souza.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.