Morre Andrew V. McLaglen, diretor de filmes de John Wayne e James Stewart
Los Angeles (EUA), 3 set (EFE).- Andrew V. McLaglen, conhecido por seu trabalho na direção de filmes de faroeste protagonizados por John Wayne e James Stewart, como “Quando um Homem É Homem” e “Shenandoah”, respectivamente, morreu aos 94 anos em Friday Harbor, no estado americano de Washington, informou nesta quarta-feira o jornal local “Journal of the San Juan Islands”.
Segundo a publicação, McLaglen, filho do ator ganhador do Oscar Victor McLaglen (“O Delator”, 1935), morreu no dia 30 de agosto em sua residência.
Antes de estrear como diretor em “Atirar para Matar”, de 1956, McLaglen trabalhou como assistente em 14 filmes, vários deles com John Wayne, como “Uma Aventura Perigosa”, “Geleiras do Inferno” e “Rota Sangrenta”.
Andrew dirigiu Wayne nos longas “Quando um Homem É Homem”, “Jamais Foram Vencidos”, “Chisum, Uma Lenda Americana”, “Cahill, Xerife do Oeste” e “Heróis do Inferno”.
McLaglen também teve grande relação profissional com James Stewart, com quem trabalhou em “O Preço de um Covarde”, “Raça Brava”, “O Olho da Justiça” e “Shenandoah”.
Com uma carreira cinematográfica que durou três décadas, o diretor também se destacou com filmes famosos como “A Indomável”, com Doris Day; “Desbravando o Oeste”, com Kirk Douglas; “Em Liberdade para Matar”, com George Peppard; “Os Renegados”, com Dean Martin, e “Os Últimos Machões”, com Charlton Heston.
Também esteve a cargo de filmes de guerra como “A Brigada do Diabo”, com William Holden; “Espionagem em Goa”, com Gregory Peck, e “Missão: Assassinar Hitler”, com Richard Burton.
“Regresso do Rio Kwai” (1989) e “O Olho da Vingança” (1991) foram seus últimos filmes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.