De Gaga a Muse, Freddie Mercury ainda é referência na música 24 anos após sua morte
Há exatos 24 anos, o mundo perdia Freddie Mercury, vocalista do Queen e dono de uma das maiores vozes da música contemporânea. Aos 46 anos, o talentoso cantor e compositor foi vítima da Aids.
Freddie compôs muitos sucessos da banda, como “Somebody to Love”, “Love of My Life”, “We Are the Champions” e “Bohemian Rhapsody”, eleita a melhor música pop de todos os tempos pelo instituto de pesquisas OnePoll, e a canção favorita do Reino Unido nos últimos 60 anos, em levantamento feito pela Official Charts Company.
Seu legado na música pop é notável. Dono de uma presença de palco marcante, envolvia o público nos shows com seus improvisos vocais. Foi eleito pela Rolling Stone inglesa o 18º melhor cantor da história, além disso, é frequentemente lembrado como maior vocalista do rock.
De roqueiros a cantoras pop, confira alguns artistas que já se declararam fãs da voz e do carisma do ex-vocalista do Queen:
Lady Gaga
Gaga escolheu seu nome artístico em homenagem a uma canção do Queen. “Eu adorava Freddie Mercury e o Queen teve um hit chamado ‘Radio Gaga’. É por isso que eu adoro o nome. Freddie era único – uma das maiores personalidades em todo o mundo da música pop. Ele não era apenas um cantor, mas também um performer fantástico, um homem de teatro e alguém que constantemente se transformava. Em suma, um gênio “, disse, sobre seu ídolo.
Lady Gaga já dividiu o palco com o Queen e seu novo vocalista, Adam Lambert:
Katy Perry
Segundo a cantora, Freddie é a sua maior inspiração como mulher e artista. “A canção Killer Queen me fez descobrir a música e ajudou a me tornar independente quando eu tinha 15 anos”, revelou à edição britânica da revista Cosmopolitan.”A forma como Freddie Mercury apresenta suas letras me fez sentir como uma mulher confiante”, acrescentou.
Veja Katy cantando “Don’t Stop Me Now”, do Queen:
Muse
Assim como Freddie Mercury, o vocalista Matthew Bellamy possui uma grande extensão vocal. Em sua maneira de cantar, é perceptível e influência do ex-líder do Queen. Para Matt, “Queen é definitivamente a melhor banda do mundo”.
Confere aí o mashup de “I Want to Break Free” (Queen) e “Madness (Muse):
Foo Fighters
Em um show na Inglaterra, em setembro, o Foo Fighters chamou ao palco o baterista do Queen, Roger Taylor, e John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin, para tocarem “Under Pressure” juntos. “Eu considero o Freddie Mercury o maior frontman de todos os tempos”, disse Dave Grohl.
A homenagem foi registrada:
George Michael
No tributo a Freddie Mercury, realizado em 1992, no estádio de Wembley, a performance de George Michael foi memorável. Repare a semelhança no timbre dos dois cantores enquanto George canta “Somebody To Love”, do Queen:
Beyoncé
Outra grande cantora pop que interpretou um clássico do Queen foi Beoyncé, em 2011, durante show na França.
Pato Fu
Por aqui, também temos artistas que se inspiram na obra de Freddie e do Queen. O Pato Fu misturou teatro de bonecos e música na releitura de “Bohemian Rhapsody”, dá uma olhada:
Vale mencionar – o pseudônimo adotado pela cantora Daniela Mercury também é uma homenagem ao eterno Freddie Mercury.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.