Jovem e poderosa, Zendaya é a nova sensação do mundo da música; conheça

  • Por Jovem Pan
  • 28/05/2015 18h21
Reprodução/Instagram<p>Cantora Zendaya tem só 18 anos e já ganhou disco de platina</p>

Zendaya, com apenas 18 anos, é atriz, dançarina, cantora e, mais recentemente, amiga da Taylor Swift. Inclusive, sua personagem no clipe de ‘Bad Blood’ (Cut Throat, ou corta garganta em português) foi a segunda a ser divulgada por Taylor nas redes sociais. Não satisfeita, a estrela teen também sempre chama a atenção nos red carpets: apesar de ser novinha, ela sempre apresenta produções elegantes e modernas.

Aos 14 anos, seu caminho no meio da música teve início. Estrelando ao lado de Bella Thorne o seriado do Disney Channel ‘Shake it Up’, a atriz já mostrava seus dotes artísticos. Soltando sua belíssima voz no decorrer dos episódios, Zendaya se destacou, mas não só por isso. Como o cenário do programa era uma escola de dança, ela também mostrava suas habilidades nesta arte, que também impressionaram profissionais de dentro e fora do nicho da Disney.

Assim, apesar do programa ter sido cancelado em 2013, sua carreira não foi. Muito pelo contrário. Além de ter participado do reality ‘Dancing With The Stars’, em que fez muito sucesso, sua música deslanchou. Aos 17 anos, ela foi a pessoa mais jovem a passar pelo reality. No mesmo ano em que arrasou no programa, ao lado do professor Valentin Chmerkovskiy, seu primeiro single teve mais de 44 milhões de visualizações no Youtube (atualmente conta com mais de 90). Como se não fosse suficiente, ‘Replay’ ganhou lhe rendeu disco de platina após vender um milhão de cópias nos Estados Unidos em apenas um mês.

Em 2011, apenas um ano depois de ter se tornado mundialmente conhecida pela série da Disney, ela já havia se apresentado em todo o mundo, incluindo na Casa Branca e na Parada do Dia de Ação de Graças da Macy. Não satisfeita, ela já tinha participado de vários talk shows, incluindo o apresentado por Ellen DeGeneres, além do ‘Today show’, ‘Extra’ e ‘BET’s 106 & Park’.

Com a fama, vieram os tapetes vermelhos, nos quais ela também arrasou com seu senso de moda. Em participação no programa ‘Fashion Police’, do canal E!, ela teve suas roupas elogiadas por ninguém menos que a apresentador Joan Rivers, na época conhecida por fazer críticas bastante ácidas às famosas de quem não apreciava os looks escolhidos para os eventos glamorosos de Hollywood. Na ocasião, ela também revelou que seu stylist e, claro, sua mãe têm total poder de decisão no que ela veste. “Às vezes meu stylist monta uma roupa para mim e, quando minha mãe vê, ela diz ‘minha filha não vai usar isso’”, comentou Zendaya no programa.

De qualquer forma, o estilo sofisticado da cantora chamou a atenção de ninguém menos do que a rainha do pop Madonna. Aos 16 anos, Zendaya foi escolhida para ser a garota propaganda da linha da diva para a loja americana Macys. Tamanho o sucesso da parceria, o contrato foi renovado por dois anos, de forma que a estrela teen ainda é o rosto da marca.

 Seu primeiro disco, intitulado ‘Zendaya’, foi lançado em 2013 e mais que elogiado pela crítica. Ao contrário de álbuns infantis, como é o usual entre artistas descobertos pela Disney, a cantora optou por músicas adultas e modernas, com uma pegada bastante urbana. Já no álbum de estreia na carreira, Zendaya colocou um single em parceria com Nick Jonas, no silble ‘Love You Forever’.

Em 2015, Zendaya já tem sua música abrindo o musical da Brodway ‘Finding Neverland’, que também conta com a colaboração de ninguém menos que Christina Aguilera, Ellie Goulding, Jennifer Lopez, Nick Jonas, Rita Ora, John Legend e Bon Jovi. Além de, claro, uma participação no clipe fenômeno de sua amiga Taylor Swift, ‘Bad Blood’.

 Entretanto, nem tudo são flores. Nem mesmo para Zendaya. No Oscar de 2015, ela resolveu pentear seu cabelo com dreads, homenageando Aaliyah, uma de suas artistas favoritas que faleceu ainda em 2001. Na noite seguinte, o programa ‘Fashion Police’ foi fazer seu especial pós-Oscar e, apesar do programa ser conhecido por piadas pesadas em relação às roupas das famosas, Giuliana Rancic passou do limite.

Giuliana, uma das apresentadoras, ao analisar o look de Zendaya, disse que seu cabelo cheirava a maconha. Kelly Osbourne, que também era uma das apresentadoras, além de amiga de Zendaya, se demitiu do programa. Apesar de não se envolver em polêmicas e normalmente não responder a coisas negativas, a cantora se manifestou e encerrou o assunto.

“Existe uma linha tênue entre o que é engraçado e desrespeitoso. Alguém fez um comentário sobre o meu cabelo no Oscar e isso me deixou apavorada. Não porque eu estava descontente com análises aos meus looks, mas porque fui atingida por críticas ignorantes e puro desrespeito. Dizer que uma garota de 18 anos com dreads deve ter cheiro de patchouli ou maconha não é apenas um enorme estereótipo, mas também excessivamente ofensivo. Eu nem sempre sinto a necessidade de responder coisas negativas, mas algumas delas não podem passar despercebidas. Saiba você que meu pai, meu irmão, meu melhor amigo de infância e vários primos pequenos têm dreads.Você quer saber o que Ava DuVernay (diretora do filme indicado ao Oscar Selma), Ledisi (cantora, compositora e atriz indicada nove vezes ao Grammy), Terry McMillan (autor), Vincent Brown (professor de estudos africanos e afrodescendentes na Universidade de Harvard), Heather Andrea Williams (historiadora também formada em Harvard, com mestrado em e phD na Universidade de Yale), além de muitos outros homens, mulheres e crianças das mais variadas etnias têm em comum? Dreads. E nenhum deles tem cheiro de maconha. Já existem duras críticas ao cabelo afrodescendente na sociedade sem a ajuda de pessoas ignorantes que escolhem julgar pelo enrolar do cabelo. Eu usei meu cabelo com dreads no Oscar para mostrá-los sob uma luz positiva, para lembrar às pessoas de cor que nossos cabelos são bons o suficiente. Para mim, dreads são símbolo de força e beleza, quase como a juba de um leão. Eu sugiro que algumas pessoas escutem a música I Am Not My Hair (Eu Não Sou Meu Cabelo) da India Arie e reflitam um pouco antes de abrir a boca tão rápido para julgar.”

 

Um vídeo publicado por Zendaya (@zendaya) em Mai 6, 2015 às 2:28 PDT