“O problema não é o Oscar”, diz Viola Davis sobre falta de diversidade

  • Por Jovem Pan
  • 22/01/2016 16h09
Viola Davis

Na última quinta-feira (14), foi divulgada a lista dos indicados ao Oscar, que não tem um ator ou atriz negra. Dada a constatação, nomes como Will Smith decidiram boicotar o Oscar, mas o prêmio não é o verdadeiro problema de Hollywood. Ao menos, esta é a opinião da atriz Viola Davis.

“O problema não é o Oscar, o problema está no sistema de se fazer filme em Hollywood”, disse ela em entrevista durante prêmio promovido pela revista “Elle”.

“Quantos filmes de negros estão sendo produzidos anualmente? Como eles são distribuídos? Os filmes que estão sendo feitos, estão com times de produtores pensando ‘fora da caixa’ em termos de como escolher o elenco? Você pode escolher uma mulher negra para aquele papel? Você pode escolher um negro para aquele papel?”, questionou a atriz.

Em setembro de 2015, Viola se tornou a primeira mulher negra a vencer o prêmio de Melhor Atriz no Emmy, por seu papel na série “How to Get Away With Murder”. Na época, seu discurso levantou a questão do racismo em Hollywood, dizendo que a única diferenteça entre um ator negro e um branco é a oportunidade.

“Como eu disse, o Oscar não é realmente o problema. É o sintoma de uma doença muito maior. Mas se ele fizer, eu espero que ele tome a oportunidade para fazer uma afirmação social sobre mudança. É 2016!”, concluiu Viola na entrevista da noite desta quinta-feira.