JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
JP Saúde | 16h30 - 17h30
TV e Cinema

Brasil se prepara para a chegada da TV 3.0 em 2026, prometendo mais tecnologia e interatividade

Telespectadores poderão interagir com a programação de maneiras inéditas, como votar em enquetes, acessar informações extras, rever trechos já exibidos e até mesmo realizar compras

Felipe Cerqueira

Favio Lara
flavio-lara Reprodução/Jovem Pan News

O Brasil está prestes a entrar em uma nova era da televisão com o lançamento do sistema TV 3.0, previsto para 2026. A nova tecnologia promete modernizar o setor de radiodifusão no país, oferecendo uma experiência mais interativa e de maior qualidade para os telespectadores. O novo modelo representa um avanço digital significativo, integrando a transmissão de TV aberta com a internet. Os telespectadores poderão interagir com a programação de maneiras inéditas, como votar em enquetes, acessar informações extras, rever trechos já exibidos e até mesmo realizar compras diretamente pela televisão.

A tecnologia também permitirá uma maior personalização da experiência, como a escolha de diferentes ângulos de câmera durante eventos esportivos. Segundo Flávio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a migração para a TV 3.0 será gradual. “Eu acredito que, a partir de 2026, nós iniciaremos essa migração”, afirmou. Ele explica que, diferentemente da transição do sinal analógico para o digital, a adoção do novo sistema será impulsionada pelo interesse comercial e financeiro das emissoras, que passarão a atuar também como plataformas digitais.

A TV digital atual continuará funcionando normalmente durante o período de transição. A implementação do sinal 3.0 já está em fase de testes em alguns estados, como o Rio de Janeiro, e será expandida para todo o país após as avaliações.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Para o consumidor, a expectativa é que os novos conversores para a TV 3.0 tenham um custo similar ao dos aparelhos do sinal digital, em torno de R$ 400. O governo federal planeja assinar o decreto da nova tecnologia com o objetivo de implementá-la até a Copa do Mundo de 2026. Os investimentos previstos para a modernização são da ordem de R$ 2 bilhões.

*Com informações de Lucas Martins