Morre no Rio a atriz Chica Xavier, de ‘Sinhá Moça’ e ‘Renascer’, aos 88 anos
Com mais de 60 anos de carreira e atuações em novelas como Sinhá Moça (1986) e Renascer (1993), a atriz Chica Xavier morreu na madrugada deste sábado, 8, vítima de um câncer de pulmão. Ela estava internada no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, e a morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier, que também é ator, além de escritor e jornalista.
Em publicação no Instagram, Ernesto disse que nesta sexta, 7, a avó se despediu dele com um “até amanhã”, dito com esforço. “Agradeci por ter nascido nesta família, por ter seu sangue correndo em mim, por ter cuidado de mim e de tantos outros, por ter me ensinado a amar”, completou. No último dia 25 de julho, Ernesto publicou uma foto da avó ao lado de outras familiares em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Na legenda: “Eu só existo porque elas existem. Mulheres negras devem ser o centro do mundo. Elas são minhas deusas”.
[jp-related-posts ids=”955650,955573,954532″]
Nascida em Salvador, na Bahia, Francisca Xavier Queiroz de Jesus teve papéis marcantes no teatro, na TV e no cinema. Na Rede Globo, integrou o elenco de 26 novelas, além de participar de 11 minisséries e dez programas especiais. Entre os folhetins em que atuou, estão a primeira versão de Sinhá Moça, exibida em 1986 e com Lucélia Santos no papel-título; Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996), ambos de Benedito Ruy Barbosa e protagonizados por Antônio Fagundes. Seu trabalho mais recente na televisão foi Cheias de Charme, que foi ao ar em 2012.
continue lendo
TV e Cinema
‘Aquele Sobre Matthew Perry’ é um mergulho sobre fama, vício e solidão
Documentário da Netflix evita transformar a morte do astro de ‘Friends’ em espetáculo e entrega uma homenagem íntima, emocionante e, em alguns momentos, difícil de assistir
- Dom de Iludir: qual é a história da nova série da Netflix? Victória Xavier · há 1 dia
- Globoplay reajusta preços e inclui sportv no plano mais barato; veja novos valores Victória Xavier · há 3 dias
- Sony anuncia chegada de “Tudo Pode Ser Visto” ao Brasil; filme encerra 50ª Mostra Victória Xavier · há 3 dias
- Cara-de-Barro: Entenda o filme e quem é o vilão no universo da DC Victória Xavier · há 3 dias