Virou livro: populares na internet, fanpages são alvos de editoras

  • Por Camilla Feltrin/Jovem Pan
  • 28/08/2015 12h51
Reprodução Fan pages transcendem o virtual e viram livros

Foi-se o tempo em que os escritores tinham que bater na porta das editoras, com o manuscrito de seu trabalho em mãos e implorar por uma chance. Agora, uma página sem compromisso no Facebook é capaz de se transformar em um livro de sucesso. Já há até pessoas especificamente focadas para localizar talentos nas redes sociais. Sabe aquele desenho legal que você sempre compartilha em sua linha do tempo? Ela pode aparecer em uma prateleira de livraria logo, logo. 

Desenhar, compartilhar e manter uma rede de seguidores foi excelente para a quadrinista Bianca Reis, 22, conseguir lançar a coletânea “Anna Bolenna – A Pertubada da Corte”. A mineira criou uma personagem, inspirada numa “rainha depravada, piriguete, que transava com o reino todo”, para falar de sentimentos. O conteúdo concebido para Facebook, Instagram e Tumblr virou um livro em junho de 2015.

Sem editora, Bianca vendeu suas criações diretamente para seus fiéis seguidores virtuais. “Publico as tirinhas há dois anos e viabilizei o livro com uma campanha de crowdfunding que divulguei pelas redes. Foram mil cópias e me arrependi de ter produzido tão pouco porque tenho apenas algumas unidades agora”, contou a artista que juntou quase R$ 30 mil com a vaquinha. O material de Bianca conta com 110 histórias, sendo dez nunca postadas na web.

E não para por aí: as páginas “Cansei de Ser Gato” e “Eu Me Chamo Antônio” seguiram o mesmo caminho. Nascidas na era do engajamento virtual, ambas viraram livros coloridos, editados e distribuídos por grandes editoras graças à originalidade. A primeira pela Intrínseca e a segunda pela Novo Século.  O escritor Pedro Gabriel, 31, que não se chama Antônio, contabiliza ter vendido 200 mil exemplares dos dois volumes do livro de desenhos e poesias escritas em guardanapos desde 2013. “Um ponto importante que contribuiu para o sucesso do livro impresso foi que mais de 80% do material era inédito. Ou seja, meus leitores não tinham visto na internet”, explicou.

Gabriel desconsidera que suas histórias façam sucesso apenas pela facilidade de distribuição online. “Minha origem foi no balcão de um bar”, brincou. “A prova maior que o mais importante é o conteúdo e não a plataforma é que quem me acompanhava virtualmente passou a me seguir nos lançamentos dos meus livros. As pessoas seguem o mundo que eu criei com meu personagem”, complementou.

Como transformar sua página de sucesso em uma publicação? Algumas editoras aceitam propostas dos autores, mas outras dispõem de caças-talentos antenados em novos autores. É o caso da Farol Literário, que acaba de lançar “Desenhos de Um Garoto Solitário”, que reúne desenhos do goiano Naldo Junio, 20.  O ilustrador contou que a editora o procurou com a proposta de transformar os desenhos publicados na internet em um livro. Mandaram uma mensagem privada e ele só leu três meses depois, mas deu certo. O jovem deve percorrer o Brasil divulgando o trabalho nas próximas semanas. “Foi meu primeiro contato com fãs. Eles estavam nervosos e eu também, mas adorei conhecê-los de perto”, relatou Junio.

Confira alguns livros que nasceram na web:

Anna Bolenna – A Pertubada da Corte
O que é:
“Quadrinhos positivos (ou não) de esperança e coisas boas”
Quem faz: Bianca Reis

–  Eu Me Chamo Antônio
O que é:
Ilustrações e versinhos escritos em guardanapos sob o alter-ego de Antônio, um boêmio
Quem faz: Pedro Gabriel

Cansei de Ser Gato
O que é:
Imagens do gato Chico travestido como personagens da cultura pop
Quem faz: Amanda Nori e Stefany Guimarães

Livro do Bem – Coisas Para Você Fazer e Deixar Seu Dia Mais Feliz
O que é:
Frases alegres e indiretas sobre amor, amizades e relacionamentos
Quem faz:
Ariane Freitas e Jessica Grecco

Ódio, Raiva, Ira e Outros Prazeres Diários
O que é:
Crônicas bem humoradas sobre o cotidiano
Quem faz:
Mentor Muniz Neto

Desenhos De Um Garoto Solitário
O que é: Desenhos sobre amor e relações inter-pessoais
Quem faz: Naldo Junio

Eu Fico Loko
O que é:
Canal do Youtube de um jovem que faz maluquices com os amigos
Quem faz:
Christian Figueiredo

Não Se Apaga Não
O Que É:
Vlog de conselhos amorosos para meninas
Quem faz: Isabela Freitas

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.