Alemanha acaba com hegemonia austríaca no salto de esqui por equipes

  • Por Agencia EFE
  • 17/02/2014 19h22

Sochi, 17 fev (EFE).- A Alemanha conquistou nesta segunda-feira a medalha de ouro na prova de salto de esqui por equipes em Sochi, acabando com a hegemonia da Áustria, que havia subido no lugar mais alto do pódio nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas desta vez ficou com a prata.

O polonês Kamil Stoch, campeão das provas individuais nas pistas normal e longa, ficou apenas na quarta posição com seus companheiros. A derrota impediu o atleta de repetir o feito do finlandês Matti Nykaenen, que nos Jogos de Calgary, em 1988, conseguiu os três ouros em disputa.

A equipe do Japão, liderada pelo veterano Noriaki Kasai, de 41 anos, foi quem aproveitou o tropeço polonês e consquistou a medalha de bronze.

A Alemanha, que já tinha alcançado o título olímpico por equipes em Lillehammer, em 1994, e Salt Lake City, em 2002, levou o ouro ao conseguir a nota final de 1041.1 pontos, 2,7 a mais que a Áustria.

O resultado foi surpreendente, já que que o time austríaco contava com saltadores do calibre de Gregor Schlierenzauer, o maior vencedor da história da Copa do Mundo, Thomas Morgenstern, tricampeão olímpico, e o jovem Thomas Diethart, campeão do último torneio dos Quatro Trampolins.

Porém, estes não estão sendo os Jogos dos sonhos dos saltadores austríacos, que até o momento contavam como melhor resultado em Sochi a quarta colocação consquistada por Diethart na pista normal individual.

Assim, a Alemanha não desperdiçou a chance de se colocar na primeira posição logo na fase de classificação, com uma vantagem de 2,5 pontos sobre os austríacos. Vantagem que os alemães, liderados por Severin Freund, ainda aumentaram para 2,7 na grande final.

O ouro conquistado foi a primeira medalha olímpica dos jovens Andreas Wellinger, de 18 anos, Marinus Kraus, de 23, além de Severin Freund. Já Andreas Wank chegou a sua segunda medalha, pois levou a prata por equipes há quatro anos, em Vancouver. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.