Brasil recebe “convite” e vai ao Mundial masculino de basquete

  • Por EFE
  • 01/02/2014 11h49
Brasil é convidado para participar do Mundial de Basquete na Espanha

A seleção brasileira está entre as quatro que foram anunciadas neste sábado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) como convidadas para o Mundial masculino, que será disputado em setembro na Espanha.

O Brasil, que sempre marcou presença em Mundiais, corria risco de ficar de fora desta edição por não ter conseguido vaga na Copa América do ano passado, quando, sem contar com seus representantes na NBA, perdeu todos os jogos e foi eliminado na primeira fase.

A última chance de disputar o torneio teria então que ser definida por meio de um convite da federação da modalidade, ao qual podiam concorrer as seleções que pagassem uma taxa de US$ 500 mil (R$ 1,2 milhão). Além da quantia, os critérios de seleção eram a popularidade do basquete no país, apoio do governo à confederação local, cobertura das emissoras de televisão e o comprometimento dos jogadores.

Finlândia, Grécia e Turquia foram as outras seleções escolhidas pela Fiba, completando o quadro de 24 participantes do torneio. No mais recente ranking mundial divulgado pela federação, os gregos ocupam a quinta posição, os turcos estão em sétimo, o Brasil aparece em décimo e os finlandeses em 39º.

O sorteio das chaves será realizado na próxima segunda-feira, em Barcelona. Os participantes são os seguintes: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Croácia, República Dominicana, Egito, Finlândia, França, Grécia, Irã, Coreia do Sul, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Porto Rico, Senegal, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos. EFE