Campeões de casa nova, volta e “tiozões”: os destaques do 2º dia da Champions

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2015 20h00
Segundo dia da Liga dos Campeões terá Barcelona em campo

A fase de grupos da Liga dos Campeões 2015-2016 começou nesta terça-feira com oito partidas. A primeira rodada ficará completa com os confrontos entre os 16 times restantes, dos Grupos E, F, G e H, nesta quarta-feira (16). Além do futebol em si, existem outros motivos para ficar ligado nos jogos do torneio: curiosidades, destaques e fatos que fazem com que a Champions fique ainda mais atraente. Veja na lista abaixo.

A experiência dos “tiozões”

A experiência é sempre importante em um torneio de alto nível como a Liga dos Campeões. Esse atributo não falta a três jogadores que devem estrear nesta quarta-feira. Francesco Totti, grande ídolo da Roma, completará 39 anos em 26 de setembro e tem sido reserva, mas pode pintar diante do Barcelona, no Estádio Olímpico.

No Olympiacos, da Grécia, o argentino Cambiasso, que jogou por dez anos na Inter de Milão e hoje tem 35 anos de idade, é um dos titulares e estará em campo contra o Bayern de Munique. Por fim, Alexander Hleb é um dos reforços do Bate Borisov para pegar o Bayer Leverkusen. Atualmente com 34 anos, o bielorrusso tem passagens pelo Arsenal e pelo Barcelona em meados dos anos 2000.

Estreia de favoritos

Depois de Juventus e Real Madrid jogarem nesta terça, outros três times apontados como favoritos a conquistar o desejado troféu da Champions começarão sua jornada neste segundo dia de competição. O Barcelona, atual campeão, estreará diante da Roma fora de casa. O Bayern de Munique, por sua vez, vai à Grécia enfrentar o Olympiacos. Por fim, o Chelsea recebe o Maccabi Tel Aviv em Stamford Bridge. As três equipes, aliás, foram campeãs nacionais na temporada passada e mantiveram e/ou reforçaram seus elencos.

Goleiros campeões em novas casas

Iker Casillas e Petr Cech têm seus nomes gravados na história da Liga dos Campeões. O espanhol foi campeão com o Real Madrid nas edições 1999-2000, 2001-2002 e 2013-2014. Já o tcheco levantou o troféu com o Chelsea em 2011-2012. Agora, eles tentarão repetir o feito, mas não pelos clubes que defenderam por 16 e 11 anos, respectivamente. Casillas se transferiu para o Porto ao fim da temporada passada, enquanto Cech trocou a reserva dos Blues pela titularidade no rival Arsenal.

Outra coincidência é que ambos os goleiros fazem aniversário no mesmo dia: 20 de maio. A diferença é que Casillas tem tem 34 anos e Cech, 33.

Chilenos campeões em campo

Os dois principais nomes do Chile campeão da Copa América de 2015, realizada entre junho e julho deste ano, entrarão em campo na Liga dos Campeões nesta quarta. Arturo Vidal fará sua estreia pelo Bayern de Munique no torneio continental diante do Olympiacos, enquanto Alexis Sánchez, estrela do Arsenal e autor do gol de pênalti que concretizou o título chileno, tentará levar os Gunners à vitória fora de casa contra o Dínamo de Zagreb.

A volta de times à Champions

Disputar o torneio de clubes mais badalado do mundo é um desejo de todos os times da Europa. Alguns deles conseguiram esse direito depois de um bom tempo de fora. O Lyon, por exemplo, esteve presente por 13 vezes consecutivas de 1999 e 2012, com participação de Juninho Pernambucano em boa parte delas, mas depois parou de dominar o futebol francês e perdeu espaço na Europa. Já o Maccabi Tel Aviv, de Israel, participará da Champions apenas pela segunda vez em sua história – a primeira foi em 2004-2005.