Colombiano Juan Carlos Osorio é o novo técnico do São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 26/05/2015 17h29
Com estilo europeu

Apesar das especulações de que o São Paulo poderia voltar atrás e trazer o técnico Vanderlei Luxemburgo, depois da demissão por parte do Flamengo, o Tricolor anunciou nesta terça-feira (26) a contratação do colombiano Juan Carlos Osorio, que estava no Atlético Nacional desde 2012, e chega para um contrato de dois anos com o clube paulista.

Com a chegada do comandante, o interino Milton Cruz deixa a função, vaga desde a saída de Muricy Ramalho.

A apresentação do novo comandante será nesta quinta-feira (28), mas não se sabe quando será a estreia do técnico à frente do time.

Depois de uma breve carreira como jogador atuando pelo Deportivo Pereira, da Colômbia, nos anos 80, Juan Carlos Osorio decidiu dedicar-se a área acadêmica. O colombiano se formou Ciência do Exercício pela Southern Connecticut State University, nos anos 90. Osorio iniciou sua carreira nas comissões técnicas de clubes de futebol ao virar auxiliar técnico no Staten Island Vipers, clube dos Estados Unidos, no final da década de 90.

Em 2001, Osório recebeu convite do técnico Kevin Keegan para ser auxiliar do Manchester City. Foram praticamente seis anos trabalhando no clube inglês, antes da era milionário que injetou muito dinheiro nos Citizens. Na Inglaterra, Osório faz pós-graduado em Ciências do Futebol na Universidade de Liverpool.

Sua primeira experiência como treinador foi no Millonários, da Colômbia. Questionado, Osório deixou a equipe de Bogotá após um ano. Comandando o Atlético Nacional desde 2012, o treinador conquistou seis títulos: Copa da Colômbia 2012, Superliga da Colômbia 2012, torneio Apertura 2013, torneio Finalizacion 2013, Copa da Colômbia 2013 e torneio Apertura 2014.

Adepto de sempre usar ternos enquanto está trabalhando, ele ficou conhecido na Colômbia como “Lorde” e ele carrega em jogos e treinamentos um caderno com duas canetas (uma caneta vermelha para anotar erros de sua equipe, e outra azul para anotar acertos).