Com um a mais, Peru vence a Venezuela e embola o grupo do Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2015 22h24
Vitória peruana

Não foi fácil, mas o Peru conseguiu sua primeira vitória na Copa América. Diante da Venezuela, em Valparaíso, nesta quinta-feira (18), o time treinado por Ricardo Gareca aproveitou a vantagem numérica conquistada com a expulsão de Amorebieta no primeiro tempo e, com gol de Pizarro, venceu por 1 a 0. O resultado deixou as duas seleções mais Brasil e Colômbia com três pontos no Grupo B e aumentou a expectativa para a última rodada.

A Venezuela, ainda confiante pela vitória sobre a Colômbia na estreia, foi para frente nos primeiros minutos. Guerra foi o responsável pela primeira finalização do jogo, mas foi Rondón quem chegou com perigo. O atacante do Zenit, da Rússia, desviou cruzamento da esquerda e mandou em cima de Gallese, perdendo grande chance, aos 6 minutos.

O problema é que, mesmo com o Peru saindo mais ao ataque, a partida se tornou cada vez mais brigada, disputada e parada com faltas. Em uma delas, Amorebieta puxou Guerrero pela camisa e em seguida pisou na coxa do atacante do Flamengo. O árbitro não teve dúvidas e mostrou o cartão vermelho para o defensor. Não foi o bastante para os peruanos criarem oportunidades, e o intervalo chegou para alívio dos torcedores.

A situação melhorou na segunda etapa. Com um a mais, o Peru adiantou o time e passou a pressionar. Entretanto, a falta de criatividade da equipe de Ricardo Gareca diante da retranca venezuelana fez com que a estratégia se resumisse a bolas levantadas na área e chutes de fora da área. Por outro lado, o adversário incomodava nos contra-ataques e bolas longas para Rondón.

Numa das poucas vezes em que um atacante peruano teve uma boa chance, o gol saiu. Aos 26 minutos, Cueva passou para Guerrero na área, que ajeitou para Pizarro dominar e encher o pé na saída de Baroja. A Venezuela não encontrou forças para reagir e o time peruano apenas cozinhou o jogo até o fim para manter o importante resultado.

Com a vitória, o Peru chegou aos três pontos e agora todos os times do Grupo B estão empatados em pontos e em saldo de gols. Por terem feito dois gols até aqui, as Seleções Brasileira e Peruana lideram, seguidas por Venezuela e Colômbia. A próxima e última rodada da primeira fase da Copa América se torna, assim, ainda mais importante. Nela, Colômbia e Peru se enfrentarão em Temuco no domingo (21) às 16h e o Brasil pega a Venezuela no mesmo dia, no Estádio Monumental de Santiago, às 18h30.