Comissão do Conselho da Europa pedirá nova eleição para sede da Copa de 2022

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 11h10
Divulgação Logo Catar Copa 2022

A Comissão de Cultura, Ciência, Educação e Mídia da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa pedirá a Fifa que seja reaberto o processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2022, que teve como vencedor o Catar.

O anteprojeto foi aprovado por unanimidade na comissão, e será debatido e votado em sessão plenária em abril, segundo confirmaram fontes ligadas ao órgão, que ainda garantiram que o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, está presente na reunião decisória.

O objetivo do pedido é eliminar as dúvidas sobre o processo inteiro, que segundo o autor do anteprojeto, o parlamentar trabalhista britânico Michael Connarty “estava radicalmente viciado”.

Os integrantes da comissão se respaldaram em documentos publicados pelo jornal britânico “The Sunday Times”, que apontam o pagamento de propina pelo ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da confederação asiática, Mohammed Bin Hammam, em troca do apoio a candidatura do Catar.

De acordo com Connarty, “considerando a ação estruturada e as somas em jogo, não há nenhuma dúvida que houve correlação direta entre essas irregularidades flagrantes e o resultado da votação.

A mesma comissão, em 2012, aprovou uma resolução cobrando investigação da reeleição de Blatter, diante de denúncias de que o mesmo Bin Hamman, então candidato de oposição, teria comprado votos, e também do contrato entre a extinta ISL e a Fifa. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.