Comitê Local propõe inclusão de 5 novos esportes nos Jogos de Tóquio

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 01h17

Tóquio, 28 set (EFE).- O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, apresentaram proposta nesta segunda-feira para que beisebol/softbol, caratê, surfe, skateboard e escalada esportiva sejam incluídos no programa do evento.

As federações destas modalidades foram as escolhidas entre oito que chegaram à fase final de seleção – boliche, squash e wushu ficaram fora. Agora, a decisão local será encaminhada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que deverá ratificar a inclusão do esportes em reunião marcada para o ano que vem, no Rio de Janeiro.

Beisebol e softbol entram na lista como um só esporte, com o primeiro sendo disputado em torneio apenas para homens e o segundo apenas por mulheres. Caratê, surfe, skateboard e escalada esportiva também terão lugares para competições masculina e feminina.

Ao todo, se forem respaldados pelo COI, as novas cinco modalidades garantirão a disputa de 18 provas, ou seja, a distribuição de mais 18 medalhas de ouro, além da inclusão de mais 474 atletas ao programa dos Jogos de Tóquio.

A escolha do Comitê Local se deu por critérios como número de praticantes internacionalmente, potencial de promoção do espírito olímpico, tempo de existência das federações, volume de venda de ingressos e valor de direitos de transmissão em televisão. EFE