Dilma assina MP que refinancia dívidas e muda modelo de gestão dos clubes

  • Por Jovem Pan
  • 19/03/2015 12h06

Presidente Dilma Rousseff Midas Press/ Folhapress Dilma 09/03 2

Nesta quinta-feira, 19, a presidente Dilma Rousseff assinou a medida provisória de modernização do futebol. A MP permitirá aos clubes superar dificuldades financeiras e ao mesmo tempo adotar boas práticas de gestão inspiradas no futebol internacional.

Os clubes que descumprirem as condições impostas pela medida poderão ser até rebaixados de divisão. Sem entrada, as agremiações poderão optar em saldar a dívida de 36 meses a 240 meses, sem entrada. O fim do débito deve acontecer até 2021.

Para se enquadrar na MP, todos os clubes terão que publicar demonstrações contábeis padronizadas, pagar em dia todas as obrigações previdências, trabalhistas e contratuais com atletas e funcionários, gastar no máximo 70% de sua receita bruta com o futebol, manter investimento mínimo permanente nas categorias de base e no futebol feminimo, entre outras medidas.

Vale lembrar que também será criada uma agência reguladora, regida pelo Ministério dos Esportes. O objetivo é fiscalizar conflitos entre interesses públicos e privados. Outro ponto, que mexe com as federações estaduais, é o fim das infinitas reeleições.

“Acreditamos que todos os clubes brasileiros tem condições de arcar com este programa. Isso permitirá que no futuro, os clubes não enfrentem as mesmas dificuldades de hoje”, disse Dilma Rousseff.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.