Divulgadas as medalhas dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos
O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2015, em Toronto, apresentou, nesta terça-feira (3), as medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas aos atletas na competição. As honrarias foram desenhadas e produzidas pela Royal Canadian Mint, a casa da moeda canadense. Serão produzidas 4.283 medalhas para premiar os três primeiros colocados de cada uma das 825 provas, além das 15.664 medalhas de participação.
As medalhas trazem três esferas, simbolizando as Américas do Norte, do Sul e Central. Em seu processo de confecção, utilizou-se a técnica Mokume Gane, que surgiu no Japão, em 1600, e possibilita que diferentes ligas de metais sejam fundidas. Por fim, os dois lados da medalha trazem pictogramas representando o esporte olímpico, com o termo “Toronto 2015” em braille, na parte de trás de cada medalha.
Cada medalha pesa cerca de 350g e utilizaram, em sua fabricação, metais de três partes das Américas: o cobre foi extraído na mina de Zaldívar, no Chile, a prata, da mina de Pueblo Viejo, na República Dominicana e o ouro da mina de Hemlo, em Ontário, no Canadá. A artista de origem métis (um dos povos aborígenes do Canadá) Christi Belcourt colaborou com a concepção das medalhas.
Os Jogos Panamericanos de Toronto começam no dia 10 de julho e os Parapan-Americanos, no dia 7 de agosto.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.