Djokovic e Federer vencem, e Radwanska é mais uma favorita a cair em Paris

  • Por EFE
  • 30/05/2014 19h54
Roger Federer avança em Roland Garros

O sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer perderam seus primeiros sets em Roland Garros, mas se classificaram para as oitavas de final, enquanto que no quadro feminino a polonesa Agnieszka Radwanska foi mais uma favorita surpreendida e eliminada.

Djokovic derrotou o croata Marin Cilic por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/2, 6/7(2) e 6/4, em uma partida que teve alguns problemas com os saques do adversário. Porém, conseguiu impor seu jogo e manteve o sonho de se tornar neste ano o oitavo tenista da história a vencer os quatro torneios do Grand Slam.

Nas oitavas de final, o número dois do mundo enfrentará o francês Jo-Wilfried Tsonga, contra quem acumula sete vitórias consecutivas e um total de 11 em 16 confrontos. Tsonga chegou até as oitavas de final sem ceder um set sequer, e hoje bateu o polonês Jerzy Janowicz por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 6/3.

Federer, por sua vez, aproveitou bem os problemas físicos do russo Dmitry Tursunov para vencer por 3 sets a 1, 7/5, 6/7(7), 6/2 e 6/4. Esta foi a 61ª vitória do suíço no saibro de Paris, o que o iguala ao número um do mundo, o espanhol Rafael Nadal.

Para chegar às quartas de final, o campeão de 2008 terá que eliminar o letão Ernests Gulbis, que venceu o tcheco Radek Stepanek por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/5. Federer e Gulbis já se enfrentaram três vezes, todas elas em 2010, com dois triunfos para o suíço.

O tcheco Tomas Berdych, sexto cabeça de chave, bateu o espanhol Roberto Bautista Agut por 3 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/2, 6/7 (4) e 6/4, e vai encarar o americano John Isner, que vem de vitória sobre o espanhol Tommy Robredo também por 3 a 1, com parciais de 7/6(13), 7/6(3), (5)6/7 e 7/5.

Na disputa feminina de Roland Garros, mais uma grande favortia foi eliminada. Depois da número um do mundo, a americana Serena Williams, e da número dois, a chinesa Na Li, foi a vez de a número três, a polonesa Agnieszka Radwanska, dar adeus ao torneio. Sua algoz foi a jovem croata Ajla Tomljanovic, que venceu por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. Nas quartas de final, ela enfrentará a espanhola Carla Suárez, que bateu a americana Tayhlor Townsend, de 18 anos, por 2 a 0, com um duplo 6-2.

A russa Maria Sharapova, finalista no ano passado e campeã em 2012, aparece agora como a principal favorita. Nesta terceira rodada ela derrotou a argentina Paula Ormaechea, e sua próxima adversária será a australiana Samantha Stosur, que venceu a eslovaca Dominika Cibulkova por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.

A sensação do torneio vem sendo a espanhola Garbiñe Muguruza, que após eliminar Serena Williams na segunda rodada, chegou às oitavas de final derrotando eslovaca Anna Schmiedlova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

Sua rival será outra inesperada oitava finalista. Trata-se da francesa Pauline Parmentier, que aos 28 anos alcançou pela primeira vez esta fase do torneio do qual participa a convite dos organizadores. e