Em treino agitado por chuva, Hamilton bate Rosberg e larga na pole na Áustria

  • Por EFE
  • 02/07/2016 12h24
Lewis Hamilton larga na pole na Áustria

Depois de uma parte final agitada e emocionante devido à chuva que caiu no circuito Red Bull Ring, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) superou seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, e cravou neste sábado a pole position no treino de classificação para o Grande Prêmio da Áustria.

Aproveitando das melhores condições da pista que começou a secar nos instantes decisivos da sessão, o tricampeão mundial completou a melhor volta da sessão em 1min07s922, conquistando dessa forma o direito de largar na primeira posição pela 54ª vez na carreira.

Rosberg, apesar de ter ficado com o segundo lugar na pista, com um tempo de 1min08s465, largará na sétima colocação, punido por ter trocado a caixa de câmbio de seu carro após o acidente no último treino livre antes da classificação, realizado na manhã de hoje.

O também alemão Nico Hülkenberg (Force India) fez o terceiro melhor tempo e herdou o lugar na primeira fila, mas pode perder a posição. O piloto está sendo investigado por não ter respeitado uma bandeira amarela durante o Q2 e, caso punido, perderá três posições.

A terceira posição ficaria com o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), mas o tetracampeão também foi punido com a perda de cinco posições, assim como Rosberg, por troca de câmbio, e sairá em nono.

Com ambas as punições, o britânico Jenson Button (McLaren) foi beneficiado, conseguindo o melhor resultado desde o retorno da parceira da escuderia com a Honda.

Na sequência, veio o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), em quarto, seguido do australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), na quinta colocação, e do também finlandês Valtteri Bottas (Williams), em sexto. O holandês Max Verstappen (Red Bull) largará em oitavo, com o brasileiro Felipe Massa (Williams) completando o top-10.

Com muitas dificuldades devido às condições ruins da Sauber, Felipe Nasr terminou a classificação na última posição.

O treino ainda foi marcado por um forte acidente do russo Daniil Kvyat, faltando menos de dois minutos para o fim do Q1, o que provocou O piloto da Toro Rosso passou com o carro inteiro na zebra na saída da curva 8, quebrando a suspensão. Sem controle do veículo, ele acabou cruzando a pista e se chocando forte contra o muro de proteção, mas, apesar do susto, escapou ileso do acidente