Espanha bate Eslováquia e vira líder do grupo C das Eliminatórias para a Euro

  • Por Agência EFE
  • 05/09/2015 18h18
Jordi Alba e Andres Iniesta

A Espanha mostrou força neste sábado, venceu a Eslováquia por 2 a 0, tirando os primeiros pontos do rival nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, de quebra assumindo a liderança do grupo C da competição.

O lateral-esquerdo Jordi Alba, de cabeça, aos 5 minutos, e o meia Andrés Iniesta, de pênalti, aos 30, decretaram o resultado positivo para os campeões mundiais de 2010, ainda na primeira etapa da partida disputada na cidade de Oviedo.

O atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, começou jogando pela seleção espanhola, sofreu a falta que originou o segundo gol do confronto, e ficou em campo até os 30 minutos da etapa complementar.

Com o resultado, os comandados por Vicente del Bosque chegaram aos 18 pontos, se igualando aos rivais, mas pularam para a ponta por terem tido melhor desempenho nos confrontos diretos – além do 2 a 0 de hoje, a Espanha perdeu para a Eslováquia por 2 a 1, fora de casa.

A Ucrânia se manteve perto da dupla de líderes, ao vencer hoje Belarus, em casa, por 3 a 1. Com isso, a ex-república soviética chegou aos 15 pontos, seguindo com chances de classificação direta para a Eurocopa, inclusive por estar provisoriamente na ponta da tabela de terceiros colocados.

Além dos dois primeiros de cada chave, o time que ficar como melhor entre os nove terceiros lugares, se garante na competição, enquanto os demais participarão da repescagem.

Artem Kravets, Andriy Yarmolenko e Yevheniy Konoplyanka, de pênalti, marcaram os gols ucranianos na partida. Sergei Kornilenko, também em penalidade, descontou para a eliminada seleção de Belarus, que contou no segundo tempo com o brasileiro naturalizado Renan Bressan.

Ainda pelo grupo C, neste sábado, a já desclassificada seleção de Luxemburgo venceu a Macedônia, em casa, por 1 a 0, com gol de Sebastien Thill, e eliminou a rival da competição.