F1: Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta em Abu Dhabi e conquista primeiro título mundial

Holandês da Red Bull frustra a quinta vitória consecutiva de Hamilton e conquista o primeiro campeonato desde 2013 por uma equipe além da Mercedes

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2021 12h03 - Atualizado em 12/12/2021 12h48
EFE/EPA/Ali Haider verstappen Max Verstappen, da Red Bull, conquista primeiro título mundial com vitória apertada sobre Lewis Hamilton, da Mercedes

Max Verstappen acaba de conquistar o primeiro título da Fórmula-1 da carreira neste domingo, 12. Na última volta do GP de Abu Dhabi, o piloto da Red Bull ultrapassou Lewis Hamilton, da Mercedes, e sagrou-se campeão da modalidade. Além da taça, o holandês ainda interrompe uma sequência de quatro títulos consecutivos de Hamilton e se torna o primeiro vencedor desde 2013 que não corre pela Mercedes.

O britânico Hamilton manteve ampla vantagem sobre Verstappen por boa parte da prova, chegando a ficar mais de 5 segundos à frente do piloto da Red Bull. Porém, volta 53, quando a vitória de Hamilton já parecia garantida, uma batida entre Nicholas Lafiti, da Williams, e Mick Schumacher, da Hass, levou o safety car à pista. A Red Bull mandou o holandês aos boxes para colocar pneus macios, enquanto a Mercedes manteve o carro na pista. Saindo dos boxes a toda velocidade, Verstappen tomou a primeira posição na última volta e consolidou sua vitória no campeonato.

A prova em Abu Dhabi foi disputada com 19 carros, já que o piloto Nikita Mazepin, da Haas, foi diagnosticado com Covid-19 e não participou.