Ferrari completa 900 GPs; veja histórias e curiosidades das corridas centenárias da equipe

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2015 23h27
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Montagem sobre Divulgação/Site Oficial Gesto imortal de Senna e vitórias de Schumacher e Fittipaldi marcaram corridas centenárias da Ferrari

Neste domingo, 23 de agosto, a Ferrari chegará a uma importante marca em sua história: o Grande Prêmio de número 900 na Fórmula 1. Para homenagear a rica história da escuderia, que tem 207 vitórias e esteve no pódio em 688 vezes, o Jovem Pan Online traz a história das corridas em que a escuderia chegou ao GP de número 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700 e 800.

Esses GPs, além de trazerem números centenários da Ferrari, foram palco de alguns dos momentos mais marcantes da Fórmula 1, como a imortalização de um gesto de Senna e um acidente coletivo incrível. Confira!

GP 100 – Alemanha 1963: Uma corrida especial

A centésima corrida da Ferrari na F-1 aconteceu no GP da Alemanha de 1963, em 4 de agosto, e teve a vitória de seu piloto, o inglês John Surtees. Além da marca da equipe, o GP foi especial para Surtees, que conquistou sua primeira vitória na categoria. Ao fim da temporada, ele ficou na quarta colocação.

GP 200 – Brasil 1973: Marca italiana, festa brasileira

Quase dez anos depois da corrida de número 100, a Ferrari chegou à ducentésima no Brasil, em 11 de fevereiro de 1973, em Interlagos. O resultado não foi bom para a equipe italiana, já que seus pilotos Arturo Merzario e Jacky Ickx ficaram na quarta e na quinta colocações, respectivamente. Para a torcida brasileira a história foi diferente: Emerson Fittipaldi, da Lotus, ficou na primeira colocação.

GP 300 – Holanda 1979: Marca sem vitória, mas com título no fim

No GP 300 da escuderia italiana, em 26 de agosto de 1919, novamente a vitória não veio. Alan Jones, da Williams-Ford, ficou no primeiro lugar, seguido pelo sul-africano Jody Scheckter, da própria Ferrari. Nesta corrida, o brasileiro Nelson Piquet terminou na quarta colocação. Na temporada, no entanto, o título ficou mesmo com Scheckter, que foi seguido por Gilles Villeneuve e o próprio Alan Jones.

GP 400 – Detroit (EUA) 1986: O gesto que ficou imortal

Em nova marca da Ferrari na F-1, novamente a festa foi brasileira. No GP de Detroit (EUA) de 1986, em 22 de junho de 1986, Ayrton Senna, na época correndo pela Lotus, venceu e inaugurou uma tradição. Foi a primeira vez em que o piloto ergueu a bandeira do Brasil no carro após cruzar a linha de chegada. O motivo é que os franceses de sua equipe estavam tirando sarro dele por conta da vitória da França nos pênaltis nas quartas de final da Copa do Mundo de futebol sobre a Seleção de Zico e Telê Santana. No fim da temporada da Fórmula 1, quem venceu foi também um francês, Alain Prost, da McLaren.

GP 500 – Hungria 1992: Vitória de Senna, mas título de Mansell

Ayrton Senna brilhou novamente em um GP que representava um número especial para a Ferrari, no caso o 500. Na Hungria, em 16 de agosto de 1992, o brasileiro ficou na primeira colocação e conquistou a 35ª vitória da sua carreira. No entanto, foi também a disputa que deu o título da temporada a Nigel Mansell, da Williams, que ficou em segundo lugar na corrida.

GP 600 – Bélgica 1998: A última vitória de Damon Hill e o acidente coletivo

Em 30 de agosto de 1998, a Ferrari chegava a sua corrida de número 600, mas este não foi o fato que mais chamou a atenção no dia. O GP da Bélgica ficou marcado pelo acidente que envolveu incríveis 13 carros logo após a largada. David Coulthard foi o primeiro a bater e os outros doze corredores vieram em seguida, numa espécie de reação em cadeia. Ainda houve um desentendimento entre Michael Schumacher e David Coulthard. Quem se deu bem foi Damon Hill, da Jordan, que ficou com a vitória, sua última na Fórmula 1.

GP 700 – Bélgica 2004: Domínio dos pilotos que passaram pela Ferrari

Curiosamente, no Grande Prêmio da Bélgica de 2004, quando a escuderia chegou a sua participação de número 700 na Fórmula 1, os cinco primeiros lugares do pódio foram ocupados por pilotos que defendiam, defenderam ou defenderiam a equipe. Kimi Räikkönen, da McLaren, terminou em primeiro; Schumacher e Barrichello, da própria Ferrari, vieram na sequência; e Felipe Massa e Giancarlo Fisichella ficaram no quarto e no quinto lugar, respectivamente.

800 – Lewis Hamilton – Turquia 2010 – Nenhuma Ferrari entre os seis primeiros

Se na corrida de número 700 a Ferrari teve cinco pilotos que já usaram seus carros nas primeiras colocações, na de número 800 foi o contrário. No GP da Turquia de 2010, em 30 de maio, nenhum carro da equipe italiana esteve entre os seis primeiros colocados – Massa ficou em sétimo e Alonso em 12º. Lewis Hamilton, da McLaren, foi quem venceu a corrida.

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