Fifa pede ação da Federação Italiana por declarações racistas de dirigente

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 13h21
Reprodução Ainda bem que Blatter não lembrou das obras para a população

A Fifa pediu nesta segunda-feira à Federação Italiana de Futebol (FIGC) que investigue e aja a respeito das declarações racistas proferidas por Carlo Tavecchio, um dos candidatos à presidência do organismo nacional.

“Relatórios de imprensa que se referem aos supostos comentários racistas de um dos candidatos presidenciais à Federação Italiana de Futebol alertaram ao grupo de trabalho da Fifa contra o racismo e a discriminação e a seu presidente, Jeffrey Webb”, disse a entidade máxima do futebol mundial em comunicado.

No texto, a Fifa informou que escreveu uma carta à FIGC na qual pede que seja feito tudo que for necessário para investigar e decidir sobre os comentários de Tavecchio. O organismo ainda pede um relatório sobre o caso.

O candidato foi acusado de racista depois de ter feito uma infeliz comparação entre as contratações dos clubes de seu país e os ingleses. “A Inglaterra estuda se os jogadores que chegam ao país têm o profissionalismo necessário para poder jogar. Aqui, por outro lado, chega um Opti Poba (nome hipotético) que antes comia bananas e agora joga de titular na Lazio”, declarou o dirigente, que depois pediu desculpas

A Fifa lembrou à FIGC que a luta contra o racismo é uma prioridade e que o congresso da entidade em 2013 aprovou por unanimidade uma resolução sobre o preconceito e a discriminação. “Os dirigentes da comunidade do futebol devem atuar como exemplos na luta contra o racismo”, destacou o organismo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.