Corinthians provoca rival com piada homofóbica e recebe críticas
O Alvinegro paulista precisou apagar a postagem após a reação de diversos torcedores; confira
O Corinthians utilizou as suas redes sociais para interagir com os torcedores dois dias após a vitória sobre o São Paulo, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O Alvinegro paulista, no entanto, acabou fazendo uma piada de cunho homofóbico ao tentar cutucar o arquirrival. Por meio do Twitter, a conta oficial do clube do Parque São Jorge se referiu ao estádio do Tricolor, o Morumbi, como um panetone. Poucos minutos, após uma série de críticas da própria torcida, o Timão apagou a postagem e continuou respondendo as perguntas da torcida corintiana.
A piada homofóbica aconteceu após um torcedor escrever: “Freguês em Itaquera e também no…”. O Corinthians, então, respondeu usando o gif de um panetone, termo criado para atingir os são-paulinos com a intenção de dizer que o Morumbi “está cheio de frutinhas”. Imediatamente, diversos internautas condenaram a atitude do clube alvinegro – vale lembra que o Timão é bastante ativo nas redes sociais para recriminar qualquer tipo de preconceito, inclusive o sexual.
Em nota, o Corinthians reconheceu o erro e disse que a publicação é “incompatível” com os valores do clube. “Caros torcedores, infelizmente um colaborador nosso se referiu ao estádio do Morumbi com uma piada homofóbica neste tarde, por completa ignorância do sentido. Como o post é totalmente incompatível com a missão do Corinthians, foi apagado. Pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido”, escreveu. O São Paulo, por sua vez, aproveitou para questionar uma campanha do Corinthians que dizia que o combate ao preconceito precisava ser feito no dia-a-dia.
Não era no “dia-a-dia”? https://t.co/ozdfFtyOAm
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 15, 2020
Veja as reações abaixo:
O Corinthians precisa de gente pra cuidar da redes sociais urgentemente. Continuar fazendo esse tipo de piada, século 21, sendo que fazem campanhas contra homofobia direto, não faz sentido. Acabou de ganhar um majestoso, tem milhões de zoeiras que podem ser feitas
— Guilherme Morais (@GuiMooraiis) December 15, 2020
Não é só se tratando desse tweet do Corinthians, não. Esse tipo de “piada” tem que acabar. Não dá mais pra achar normal – muito menos engraçado – cantar músicas homofóbicas ou apelidar rivais de algo na pura intenção de ofensa.
“O futebol é pra todos” não pode ser só no papel.
— Julia (@juumazarin) December 15, 2020
O print ta aqui pic.twitter.com/4jLRlI0pI2
— Serjo (@Sergiosc67) December 15, 2020
Mas pra fazer piada homofóbica não pensa duas vezes, né? Que que adianta ter um discurso institucional progressista quando faz "brincadeira" chamando são paulino de frutinha?
— Mateus Albano (@MaatAlbano) December 15, 2020
Que bacana o perfil do @Corinthians fazendo piada homofóbica né? Muito bacana mesmo!!! Tão de parabéns.
— EduSarsur (de 🏡) 181.835 vidas 🖤 🇸🇾 (@edusarsur) December 15, 2020
Incrível como vocês ainda ficam surpresos com o perfil oficial do Corinthians fazendo piada homofóbica, ainda mais vindo de vitória em um clássico contra o São Paulo.
— Don Caboclizado (@vandotj) December 15, 2020
Que bacana o perfil do @Corinthians fazendo piada homofóbica né? Muito bacana mesmo!!! Tão de parabéns.
— EduSarsur (de 🏡) 181.835 vidas 🖤 🇸🇾 (@edusarsur) December 15, 2020
parabéns aí ao pequeníssimo sport club corinthians paulista fazendo piada homofóbica em perfil oficial em pleno 2020
— carolina (@pinktapo) December 15, 2020
Pode @Corinthians fazendo piada homofobica pode ou não pode ? https://t.co/Mz3S3uFslR
— Pedro Paulo (@pedrorsz_) December 15, 2020
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.