Corinthians tem a defesa mais eficiente do Campeonato Brasileiro

  • Por João Vitor Rocha
  • 20/08/2019 18h37
ALAN MORICI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDOCorinthians

O Corinthians se notabilizou na última década por sua defesa sólida e teve em Fábio Carille o organizador do setor desde os tempos da primeira passagem de Mano Menezes. Depois de um primeiro semestre inconsistente, o treinado conseguiu devolver a força defensiva que marcou seus times desde quando assumiu de fato o comando técnico, em 2017.

O Corinthians tem hoje a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Foram apenas oito gols sofridos, em 15 partidas. Média de praticamente 0,5 gol por jogo. Desde a volta da Copa América, o Timão tomou apenas três gols em seis jogos do Brasileirão. Antes da pausa para o torneio entre seleções, foram cinco gols em 11 rodadas. O São Paulo tem a segunda melhor defesa, com nove gols sofridos, só que em 14 rodadas.

O Corinthians não foi vazado nas últimas três partidas válidas pelo Brasileirão. São duas vitórias por 2 a 0 – contra Goiás e Botafogo – e um empate em 0 a 0 com o Internacional. Em 15 rodadas, o Timão não tomou gols em nove jogos. Melhor marca entre todos os times na Série A.

Segundo números do Footstat, o Corinthians também é o time que precisa do maior número de finalizações contra para sofrer um gol. São necessárias 20,3 finalizações para os adversários vazarem a meta alvinegra. O São Paulo vem logo atrás, sendo necessárias 18 finalizações para furar o gol de Tiago Volpi.