Doria veta jogos de futebol com a presença de torcedores em São Paulo

A declaração aconteceu após o Governo Federal aprovar um plano da Confederação Brasileira de Futebol (FPF) que permite até 30% do público nos estádios

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2020 13h34 - Atualizado em 24/09/2020 08h32
Reprodução/Neo Química Arena imagem do estádio do Corinthians João Doria vetou jogos com público no Estado de São Paulo

Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou na tarde desta quarta-feira, 23, que não autoriza a realização de partidas de futebol com a presença de torcedores. A declaração aconteceu após o Governo Federal aprovar um plano da Confederação Brasileira de Futebol (FPF) que permite até 30% do público nos estádios brasileiros. “Respeitamos a FPF, a CBF e os diretores e aqueles que procuram valorizar as práticas esportivas, mas nossa obrigação e o nosso dever é proteger a vida de todas as pessoas, incluindo treinadores, comissão técnica, jogadores, torcedores e todos que estão no Estado de São Paulo”, disse, em entrevista coletiva. “Aqui, não há pressão política, econômica, partidária ou do esporte… Aqui, o foco é a proteção aos brasileiros que estão em São Paulo”, complementou.

Coordenador do centro de contingência da Covid-19, João Medina explicou que a realização de jogos com a presença de torcedores pode aumentar a propagação do novo coronavírus no Estado. “Nós fizemos uma reunião e o Comitê concluiu que o cenário atual da pandemia em São Paulo não permite a retomada de público em eventos associados a grandes aglomerações, como nas partidas de futebol, independente da categoria. Essa é uma decisão técnica e baseada em algumas premissas. Primeiro, que o Estado de São Paulo segue em quarentena, recomendando, insistentemente, esse rigor do isolamento e uso de máscaras. Segundo que a doença, embora esteja decrescendo, continua em patamar elevado. E terceiro que, nesse tipo de evento, acontece uma concentração de pessoas de diferentes origens geográficas, com prevaleça diferentes da doença. E também ocorrem muitas atividades paralelas nos arredores dos estádios, que movimentam muitas pessoas, colocando elas em risco”, disse Medina.

A ideia da CBF era realizar a partida entre Brasil e Bolívia, marcada para o dia 9 de outubro, na estreia da seleção brasileira das Eliminatórias da Copa do Mundo, com alguns torcedores. O jogo será realizado na Neo Química Arena, casa do Corinthians, no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista. “Também nos baseamos em outros países, como Inglaterra, Espanha e Alemanha, que estão em uma fase mais avançada e que não liberaram a presença de pública. Assim, vamos manter as diretrizes que já discutimos com a FPF e com a CBF, mantendo as partidas sem público”, justificou o coordenador do centro de contingência.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.