Barcelona x Real Madrid é adiado pela Federação Espanhola
O clássico entre Barcelona e Real Madrid, válido pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol e inicialmente programado para acontecer no próximo dia 26, foi adiado devido à conturbada situação política na Catalunha, palco de grandes protestos após a condenação de nove líderes separatistas.
Nesta quinta-feira, o Comitê de Competição da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) estudou um pedido inicial da liga que organiza o campeonato para que o mando de campo fosse invertido. Com isso, o clássico seria disputado no Santiago Bernabéu, em Madri, mas a possibilidade foi rejeitada pelos dois clubes.
O presidente da LaLiga (associação que organiza a primeira divisão espanhola), Javier Tebas, disse à Agência Efe que a entidade decidiu pedir a mudança, pois entendia que a realização do clássico representava um problema de segurança e político.
“Nós temos um departamento de inteligência que rastreia fóruns, ambientes digitais e ficou detectado que o clássico era uma ocasião especial, delicada, por conta dos grupos que estão gerando essa onda de violência em Barcelona”, afirmou.
A data da partida deve ser definida na próxima semana. A LaLiga deseja que o clássico seja disputado no dia 7 de dezembro. Porém, na mesma data, o Barcelona enfrentaria o Mallorca, e o Real teria como adversário o Espanyol.
Luis Rubiales, presidente da RFEF, pediu hoje que uma decisão seja tomada o mais rápido possível, pois há muita gente envolvida entorno do clássico. Já o Ministério do Interior considerou razoável a mudança de data devido aos distúrbios na Catalunha.
* Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.