Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors, morre aos 69 anos

Treinador lutava contra um câncer de próstata, havia sido internado em casa e estava afastado dos jogos da equipe argentina; clube se despediu do comandante: ‘Deixa uma marca inapagável em nossa instituição’

  • Por Jovem Pan
  • 08/10/2025 20h08
  • BlueSky
Photo by ALEJANDRO PAGNI / AFP miguel angel russo Técnico do Boca Juniors, Miguel Angel Russo, entra em campo antes da partida do Torneio Clausura da Liga Profissional Argentina de Futebol de 2025 entre Boca Juniors e Central Córdoba no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires

Morreu nesta quarta-feira (8), aos 69 anos, técnico argentino Miguel Ángel Russo, do Boca Juniors. Ele lutava contra um câncer de próstata e estava afastado dos jogos da equipe argentina e estava internado em sua casa. Nas redes sociais, o Boca Juniors se despediu do seu treinador nesta quarta: “O Clube Atlético Boca Juniors comunica com profunda tristeza o falecimento de Miguel Ángel Russo. Miguel deixa uma marca inapagável em nossa instituição e será sempre um exemplo de alegria, cordialidade e esforço. Acompanhamos sua família e seus entes queridos neste momento de dor. Até sempre, querido Miguel!”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Russo é um dos nomes mais marcantes da história recente do Boca. Sob seu comando, o clube conquistou a Copa Libertadores de 2007, último título continental do time, além de outros troféus em passagens posteriores — o Campeonato Argentino 2020/21 e a Copa da Liga Profissional 2020. Ele retornou ao clube em maio deste ano para iniciar seu terceiro ciclo à frente da equipe.

Além do Boca, Russo dirigiu outras sete equipes argentinas, incluindo Lanús, Estudiantes, Rosario Central, Vélez Sarsfield, Racing, Colón e San Lorenzo. Também trabalhou no exterior, com passagens pelo Millonarios, da Colômbia — onde venceu o Campeonato Colombiano e superou um câncer de próstata em 2017 —, e pelo Cerro Porteño, do Paraguai.

A saúde do treinador vinha inspirando cuidados nos últimos meses, e a piora do quadro o levou a se afastar oficialmente das atividades. Após a goleada do Boca Juniors por 5 a 0 sobre o Newell’s Old Boys, no domingo, o capitão Leandro Paredes dedicou o resultado ao comandante. “Dedicamos a vitória a Russo. Ele é a cabeça do nosso grupo e está passando por um momento nada fácil. Mandamos muita força a ele”, afirmou o volante e campeão mundial pela Argentina.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.