Por Covid-19, Campeonato Holandês é encerrado sem campeão e rebaixamento

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2020 13h24
AjaxDavi Neres durante partida do Ajax

A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) decidiu, na manhã desta sexta-feira (24), encerrar o campeonato nacional sem um campeão e rebaixamento. A medida foi adotada após o primeiro ministro do país, Mark Rutte, proibir a realização de partidas de futebol até setembro, tendo como ideia evitar a propagação do novo coronavírus.

A decisão tem aval da Uefa, que orientou, na última quinta-feira, o encerramento até o fim de julho ou, no máximo, a reta final de agosto.

Desta forma, a KNVB definiu não declarar o Ajax, então líder do campeonato com 56 pontos, como vencedor da edição 2019/20. A medida geraria polêmica porque o AZ Alkmaar, segundo colocado, possui a mesma pontuação e perde para o rival apenas no saldo de gols.

Ambas equipes, no entanto, estão classificadas para a próxima edição da Champions League. Já Feyenoord, PSV e Willem II, equipes que aparecem na sequência da tabela do Holandês, garantiram vaga na próxima Europa League.

A Federação Holandesa também determinou que não haverá descenso e nem acesso entre a primeira e a segunda divisão do Campeonato Holandês. Assim, o Fortuna Sittard (que disputaria o playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão), o ADO Den Hag e o lanterna Waalwijk acabaram escapando da degola.

O Cambuur e o De Graafschap, por outro lado, viram a chance de subir para a elite escapar. Os dois times estavam liderando a segunda divisão local.