La Liga solicita prisão de torcedores após campanha para insultar Vini Jr. no clássico em Madri

Apoiadores do Atlético de Madrid iniciaram campanhas para uso de máscaras na partida, o que dificultaria a leitura labial de insultos racistas contra o brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 28/09/2024 12h07 - Atualizado em 28/09/2024 12h09
  • BlueSky
CRISTINA QUICLER / AFP vini junior racismo A partida da 8ª rodada do Campeonato Espanhol está marcada para começar às 16h deste domingo (horário de Brasília)

Em nota oficial, a La Liga afirma que solicitará a detenção imediata dos autores da “campanha de ódio”, como define a liga, contra o jogar do Real. O documento destaca que as ações se enquadram como incitação ao ódio, crime tipificado no artigo 510 do Código Penal espanhol. “A La Liga condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça (…) A LALIGA não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores”, destaca a nota.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os torcedores racistas chegaram a compartilhar como hashtag nas redes sociais escrito #MetropolitanoConMascarilla, que na tradução para o português significa “Metropolitano Com Máscaras”. O objetivo é não dar brecha para possíveis leituras labiais feitas pelas autoridades policiais e da Justiça, o que já levou alguns torcedores à prisão desde o começo do ano. A partida da 8ª rodada do Campeonato Espanhol está marcada para começar às 16h deste domingo (horário de Brasília). O Real é o vice-líder com 17 pontos e o Atlético vem logo atrás com 15.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.