Trio paulista muda estratégia, contrata mais que Palmeiras e fica com elencos maiores

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2019 09h50
Érico Leonan / saopaulofc.netElenco do São Paulo tem 36 jogadores atualmente

Até 2018, o Palmeiras estava acostumado a ser o time que mais contratava no futebol paulista. Mas isso mudou recentemente. Corinthians, Santos e São Paulo passaram a investir com mais frequência e até ficaram com elencos maiores. O Tricolor é o maior exemplo de mudança, pois fez 3 contratações nos últimos 7 dias e já investiu quase o mesmo valor que o Verdão gastou neste ano.

Depois de anunciar as contratações de Alexandre Pato, Tchê Tchê e Vitor Bueno, o São Paulo passou a ter 10 reforços em 2019. Os outros 7 foram Tiago Volpi, Igor Vinícius, Léo Pelé, Willian Farias, Hernanes, Biro-Biro e Pablo. Ao todo o elenco do Tricolor conta com 36 atletas atualmente.

O Corinthians foi o time paulista da Série A que mais contratou. Foram 12 reforços, sendo que alguns anúncios aconteceram em 2018, mas só podiam estrear em 2019. Os reforços foram Bruno Méndez, Sornoza, Richard, André Luis, Michel Macedo, Gustavo Mosquito, Júnior Urso, Boselli, Vagner Love, Ramiro, Manoel e Régis. Ao todo o Timão conta com 35 jogadores no elenco.

O Santos demorou para se reforçar, mas foi atrás dos pedidos do técnico Jorge Sampaoli e já conseguiu 7 contratações: Jorge, Felipe Jonatan, Felipe Aguilar, Yeferson Soteldo, Christian Cueva, Éverson e Jean Lucas. Esse número deve aumentar para 8 em breve, pois Jobson, do Red Bull Brasil, está com negociações avançadas. Com isso o Peixe vai ter 33 jogadores no elenco. É o único dos 3 que não tem um elenco maior do que o Palmeiras – a quantidade ficará igual.

O Verdão tem muitos jogadores, mas só porque se reforçou demais nos últimos anos e perdeu poucos atletas. Em 2019 foram apenas 6 reforços: Zé Rafael, Arthur Cabral, Matheus Fernandes, Carlos Eduardo, Felipe Pires e Ricardo Goulart. Com isso, o elenco palmeirense tem 33 atletas treinando com Felipão. Mas alguns não têm jogado e devem sair em breve, pois o técnico quer ficar com apenas 30. Fabiano, Guerra e Hyoran correm mais risco.

E enquanto o Palmeiras fala de diminuir o elenco, Santos e São Paulo estão atrás de mais reforços. Sampaoli quer a contratação de um centroavante experiente, mas não teve sucesso na negociação recente com Ricardo Oliveira. Outro nome deve ser buscado. E o técnico Cuca chegou agora ao Tricolor e ainda vai identificar outras necessidades do elenco, o que pode resultar em mais contratações. Só o Corinthians está mais quieto e deve ficar com o elenco que tem atualmente, se não sofrer nenhuma grande perda.