Uefa crê que poderá manter novo formato da Euro para 2021

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2020 16h00 - Atualizado em 20/03/2020 18h46
Divulgação UEFA Taça Eurocopa 2020 Eurocopa será realizada em 2021

O presidente da UEFA acredita que será possível manter o formato da Eurocopa, com jogos em vários países, como estava previsto para este ano, mesmo depois do adiamento para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

A entidade emitiu um comunicado com respostas a várias perguntas envolvendo o torneio, e disse esperar que as competições adiadas possam ser concluídas ainda nesta temporada.

“Estamos confiantes de que todas as nossas sedes (da Eurocopa) permanecerão as mesmas, garantindo que o torneio se mantenha fiel à sua visão original: organizar um evento verdadeiramente europeu em consonância com o 60º aniversário da Euro. O torneio vai continuar sendo chamado de UEFA Euro 2020”, declarou a UEFA.

Na visão da entidade, adiar a Eurocopa para o próximo ano foi a melhor solução para que todas as competições que estão suspensas sejam finalizadas, incluindo campeonatos e copas nacionais, a liga dos Campeões e Liga Europa.

“Existe um grupo de trabalho composto por representantes da administração da UEFA, da Associação de Clubes Europeus e das Ligas Europeias. Serão exploradas diferentes formas de permitir a conclusão da atual temporada de clubes, tanto a nível nacional como europeu. As decisões finais só podem ser tomadas quando tivermos mais clareza sobre quando o futebol poderá ser retomado”, diz a nota. “Nosso objetivo é completar todas as competições de clubes europeus e nacionais até o final da temporada esportiva atual, em 30 de junho de 2020, se a situação melhorar. Entretanto, a saúde de todas as pessoas envolvidas no jogo deve ser garantida primeiro”, acrescentou.

Ainda é cedo para dizer quando o futebol europeu voltará ao normal, mas a UEFA destacou que mantém contato próximo com a OMS para orientar a resposta a crise que está em constante mudança. Eles consideram também que ainda não é o momento de pensar na classificação das equipes para os torneios continentais da próxima temporada.

Twitter

Mais cedo, a UEFA havia postado em seu Twitter que mesmo sendo realizada em 2021, a Eurocopa continuaria se chamando 2020. Pouco tempo depois, corrigiu a informação, dizendo que ainda não bateu o martelo sobre o nome da competição.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.