Golden State Warriors quebra tabu de 40 anos e vence NBA; relembre último título

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2015 10h33
Veja campanha do último do Golden State Warriors

Foram quatro décadas de espera. De 1975 a 2015, os Warriors acumularam vexames em temporadas regulares e desclassificações impressionantes em primeira rodada de playoffs. Felizmente chegava a hora dos Splash Brothers (Stephen Curry e Clay Thompson), que ao lado de nomes experientes como Leandrinho, Iguodala e Lee, além dos jovens Green e Barnes conquistar o 4º título de NBA da franquia californiana.

O troféu veio nesta terça-feira (16), fora de casa. Diante de mais de 20 mil torcedores do Cleveland Cavaliers, os Warriors venceram o sexto jogo da série final, por 105 a 97, fechando a série em 4 a 2.

A temporada 74/75 foi a última que o time californiano levantou a taça. Na época, a grande final foi disputada contra o Washington Bullets, atualmente chamado de Wizards, e vencida pelos Warriors por 4 a 0, mesmo o time da capital fazendo a melhor campanha da temporada regular. 

No jogo de estreia da série, a equipe da California venceu por 101 a 96. Na sequência, em D.C vitória por um ponto, 92-91. No jogo 3, também em Washington, mais uma vitória dos Warriors, por 109 a 101. Na partida do título, disputada em Daly City (300 km de Oakland), o Golden State Warriors garantiu seu tricampeonato vencendo por um ponto, 96 a 95.

Com o crescimento da liga na década de 70, com as camadas sociais mais baixas entrando no esporte, a série foi a primeira final em que os treinadores das duas equipes eram negros. Pelo lado dos Warriors, o coach era Al Attles e pelos Bullets o técnico era K.C. Jones.