Histórico entre Brasil e Chile em Copas dá favoritismo aos donos da casa

  • Por Adriano Alves / Jovem Pan
  • 27/06/2014 17h33
Vavá comemora um dos seus dois gols diante o Chile Folhapress Histórico entre Brasil e Chile em Mundiais dá favoritismo aos donos da casa

Brasil e Chile se enfrentam, no próximo sábado, por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, no Estádio do Mineirão, às 13h. Se depender do histórico do confronto entre os dois países em mundiais, os donos da casa podem ficar despreocupados. Até hoje, as duas seleções se encontraram por três vezes em Copas e a Seleção Brasileira saiu vitoriosa em todas as oportunidades.

O domínio brasileiro sobre os chilenos é amplo: são 11 gols marcados e apenas três sofridos. Os artilheiros do duelo são Garrincha, (1962), Vavá (1962), Ronaldo (1998) e César Sampaio (1998), todos com dois gols.

Relembre a história dos confrontos entre Brasil e Chile:

Brasil 4×2 Chile (Copa do Mundo de 1962)

O primeiro confronto entre os países em mundiais aconteceu no ano do bicampeonato da Seleção Brasileira, em 1962. Donos da casa, os chilenos receberam os seus vizinhos de continente na semifinal da competição e viram Garrincha abrir 2 a 0, com dois gols. O meia Toro diminuiu no final do primeiro tempo e Vavá colocou o Brasil em vantagem logo no início da etapa final. O atacante Sanchez deixou o Chile na briga novamente, mas Vavá mais uma vez tratou de garantir a equipe em vantagem.

Brasil 4×1 Chile (Copa do Mundo de 1998)

Ronaldo e companhia tentavam levar o país ao pentacampeonato e tiveram que medir forças com os chilenos liderados por Zamorano e Salas, nas oitavas de final do Mundial da França. Logo aos 11 minutos, Dunga bateu falta para a área e César Sampaio mergulhou sozinho para abrir o placar. Quando o cronômetro marcava 27, Roberto Carlos cobrou falta, a bola bateu na barreira e Bebeto dominou mal, mas acabou deixando no jeito para Sampaio marcar o seu segundo na partida. Já nos acréscimos, Ronaldo foi derrubado pelo goleiro Tapia na área e marcou o terceiro de pênalti. Marcelo Salas diminuiu aos 23 da etapa final, mas Ronaldo marcou mais um dois minutos depois para fechar a goleada.

Brasil 3×0 Chile (Copa do Mundo 2010)

Mais uma vez nas oitavas, os chilenos tiveram os brasileiros pela frente, na Copa que marcou o seu retorno a competição (a última havia sido exatamente a de 1998). Novamente muito superior, o Brasil goleou o Chile por 3 a 0 e se garantiu na fase quartas de final. Aos 34, Maicon cobrou escanteio na área e Juan cabeceou no ângulo de Bravo. Três minutos depois, Luis Fabiano aumentou a vantagem, após bela triangulação com Robinho e Kaká. Robinho deixaria a sua marca aos 14 da etapa final, depois de ótima arrancada de Ramires.

A Jovem Pan transmite todas as emoções de Brasil x Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo com narração de Nilson Cesar, reportagens de Marcio Spimpolo e Rodrigo Viga, comentários de Claudio Carsughi, Flavio Prado e Fernando Sampaio. Intervalo e Fim de Jogo fica por conta de Wanderley Nogueira. Vander Luiz comanda o Plantão Esportivo.

O Jovem Pan Online transmite, minuto a minuto, todos os lances da partida. Para acompanhar, acesse www.jovempan.com.br a partir das 13h.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.