Hortência, Paula e Janeth lembram do título Mundial Feminino de Basquete após 25 anos
Nunca mais o Brasil terá uma geração como a de Hortência, Paula e Janeth… O mantra é repetido sempre que o presente e o futuro da seleção brasileira feminina de basquete são discutidos E com razão. Nesta quarta-feira (12) comemora-se o aniversário de 25 anos da maior conquista do naipe na modalidade Nesta data, em 1994, as brasileiras superaram a China por 96 a 87, na Austrália, e conquistaram o título do Mundial.
Hortência, Paula, Janeth, Leila e Alessandra formavam o quinteto titular, com Helen, Adriana, Simone, Roseli, Ruth, Dalila e Cíntia Tuiu fechando o elenco, sob o comando do técnico Miguel Ângelo da Luz. Na final, o Brasil teve uma atuação coletiva impressionante, conseguindo superar o time chinês que era liderado pela gigante Haixia Zheng, de 2,03m.
“A gente se dedicou e as coisas foram acontecendo normalmente. A gente conseguiu um resultado que nem nós imaginávamos. A equipe estava muito coesa, ligada e focada naquele Campeonato Mundial”, relembra Janeth.
Na semifinal, o Brasil teve atuação impecável na vitória por 110 a 107 contra os Estados Unidos. A vitória na final diante da China fechou com chave de ouro uma campanha histórica, que foi construída com muita dedicação. “Quando falamos da conquista, não podemos pensar só naquele momento. Pensamos em tudo o que envolveu a nossa preparação, física, tática e mental”, disse Paula.
Eleita MVP da competição, Hortência pôde respirar aliviada depois daquela conquista. A sua geração havia marcado época. “Eu sempre disse que um grande jogador, se não for campeão do mundo, nunca será completo. Quando eu realizei que realmente eu era campeã do mundo, foi uma emoção indescritível. A sensação é maravilhosa. O sentimento é de dever cumprido”, afirmou a jogadora, que, dois anos depois, ainda foi prata nos Jogos de Atlanta.
- Informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Futebol Internacional
Premier League considera Manchester City culpado de infrações financeiras
Clube teria assinado contratos fictícios com vários parceiros comerciais para inflar artificialmente suas receitas
- Brasil sofre, mas consegue virada e vence a Austrália em amistoso Jovem Pan* · há 19 horas
- Raphinha deixa jogo da seleção sentindo a coxa e pode ser mais uma ‘vítima’ da Data Fifa Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Arrascaeta sofre lesão com Uruguai e desfalca Flamengo por tempo indeterminado Estadão Conteúdo · há 2 dias
- Clubes de futebol fazem reunião de emergência na FPF após veto às bets Estadão Conteúdo · há 2 dias