Luxemburgo, último campeão brasileiro com o Palmeiras, torce por título alviverde

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2016 15h13
  • BlueSky

Técnico que mais vezes ganhou o Campeonato Brasileiro Divulgação Técnico que mais vezes ganhou o Campeonato Brasileiro

A derrota no clássico para o Santos neste sábado pode ter diminuído a vantagem do Palmeiras para o Flamengo na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, mas não abalou a confiança no Verdão, que luta para voltar a ser campeão nacional depois de 22 anos. O sentimento dos palmeirenses é compartilhado com o técnico responsável pela última conquista alviverde: Vanderlei Luxemburgo.

Em visita a Jovem Pan para participar do Plantão Esportivo deste domingo, o treinador do Palmeiras em 1994 acredita que a equipe alviverde, hoje comandada por Cuca, tem tudo para levar o Brasileiro este ano. “O Palmeiras é o time mais equilibrado, solido e de melhor estrutura. Acho que o Palmeiras tem tudo para ganhar o Brasileiro. Isso só depende dele”.

Vanderlei Luxemburgo acredita também que a vantagem de cinco pontos para o Flamengo, restando cinco rodadas para o termino do campeonato, é boa e dá tranquilidade para o time. “O Palmeiras tem três jogos em casa e isso faz dele o grande favorito a ficar com o título. Tomara que ganhe, pois é um clube que gosto e merece conquistar o Brasileiro”, comenta.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a 34ª, o Palmeiras vai receber o Internacional, que luta contra o rebaixamento, no Allianz Parque. O duelo acontece no domingo, às 17 horas. Um dia antes, às 17 horas, no Maracanã, o vice-líder Flamengo terá o clássico carioca com o Botafogo, quinto colocado da competição nacional.

Pontos corridos

Em 1994, quando conquistou o seu segundo título brasileiro como treinador (foi campeão com o Palmeiras no ano anterior), a competição nacional era disputada no sistema de mata-mata. Hoje, a disputa acontece através dos pontos-corridos. Para o treinador, uma fórmula de disputa mais justa e que premia o melhor time ao longo do campeonato.

“No mata-mata, nem sempre quem leva é o melhor. Claro que a chance da equipe melhor ganhar é maior, mas nem sempre isso acontece. Pode ser que você esteja em um dia ruim e cair fora do campeonato. São dois sistemas de disputa completamente distintos. Pessoalmente, considero os pontos corridos melhor”.

O treinador acredita que o grande diferencial para os times se tornarem campeões, ou se destacarem nos pontos corridos, como vem acontecendo com o Palmeiras em 2016, é a eficiência. Para isso acontecer, Vanderlei Luxemburgo conta que é necessário que todos do clube demostrem suas competências e trabalhem em conjunto.

Arbitragem

Uma das questões que vem sendo bastante discutida ao longo do Campeonato Brasileiro deste ano é a arbitragem. Em quase todas as rodadas, as atuações do juízes e seus auxiliares são questionadas, principalmente pelos dirigentes dos clubes que brigam pelo título. Para Vanderlei Luxemburgo, o fato não é exclusivo do atual campeonato nacional.

“Essa discussão já vem de anos. E isso não é só no Brasil. Isso só vai mudar quando profissionalizarem a arbitragem, mas é difícil acontecer, pois de onde vai tirar receita para eles serem remunerados. Então é uma situação bastante complicada, delicada, que acontece no Brasil e fora do país. Infelizmente os erros fazem parte do futebol”, diz.

Futuro

Após deixar o futebol chinês em junho, Vanderlei Luxemburgo segue sem clube. Seu nome vem sendo cogitado no São Paulo, único clube dos grandes paulistas que ele não comandou. Questionado sobre seu futuro, o treinador desconversou: “Até o final do ano estarei descansando. Depois, vamos ver”.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.