A 500 dias da Olimpíada, Tóquio revela pictogramas dos esportes

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2019 09h18
DivulgaçãoPictogramas serão usados em diversos momentos durante a Olimpíada

A organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio apresentou, nesta terça-feira (12), os pictogramas dos esportes que serão praticados. São ícones de diversas modalidades que facilitam a comunicação durante o evento.

O conjunto é composto por 50 pictogramas, embora os esportes da competição sejam 33. Isso acontece porque alguns contam com várias provas que também foram representadas nos pictogramas.

As imagens foram reveladas durante uma cerimônia para comemorar os 500 dias até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (que acontecerá no dia 24 de julho de 2020) e exatamente um ano antes da tocha olímpica ser acesa em Olímpia (Grécia). O evento contou com a participação de vários atletas e estudantes, que mostraram os pictogramas ao público pela primeira vez.

As placas, que possuem dois desenhos (com e sem moldura), serão usadas em cartazes, ingressos, produtos licenciados e durante a competição, como modo de sinalizações em mapas ou sites, entre outros usos, explicou o comitê organizador.

Os pictogramas são obra do designer Masaaki Hiromura, que tentou expressar com eles “a beleza dinâmica dos atletas”, respeitando “o legado dos pioneiros” de 1964, disse em comunicado.

Os pictogramas olímpicos, que foram usados pela primeira vez no evento olímpico na capital japonesa há 55 anos, surgiram como uma necessidade para a comunicação visual de um grupo crescente de atletas e espectadores estrangeiros em um país com um idioma complicado e onde a língua inglesa continua sendo assunto pendente. Desde então, foram criados pictogramas para todas as edições dos Jogos Olímpicos.

Com EFE