Bottas vence no Japão, e Mercedes é hexa do Mundial de Construtores

  • Por Jovem Pan
  • 13/10/2019 13h43
Franck Robichon/EFEA equipe Mercedes faturou o sexto título consecutivo do Mundial de Construtores da Fórmula 1

Havia uma forte tendência para um bom fim de semana da Ferrari no GP do Japão de Fórmula 1, com uma dobradinha no grid, mas, no fim, foram Valteri Bottas e a Mercedes quem acabaram estourando a champanhe em Suzuka. Aproveitando-se de falhas de Sebastian Vettel e Charles Leclerc na largada, o finlandês levou a melhor na disputa e ajudou a dar o sexto título consecutivo de Construtores à escuderia alemã.

Por um triz, o alemão da Ferrari não queimou a largada – a manobra foi considerada dentro do limite do aceitável pela direção da prova -, perdendo a condição dada pela pole position e tendo ainda de lutar, no fim da corrida, pelo posto com Lewis Hamilton, também da Mercedes, que chegou em terceiro e continua caminhando célere para a conquista de seu sexto título.

Na parte final da corrida, a Mercedes ainda acabou atrapalhando a corrida de Hamilton ao solicitar que ele fizesse uma segunda parada quando liderava a disputa, mesmo com pneus médios e boas condições para encerrar bem a prova. Com isso, o atual campeão mundial perdeu a ponta para Bottas, que já havia feito seus dois pit stops.

“Começar em terceiro não foi fácil. Tive uma largada muito boa, consegui o primeiro lugar e logo o ritmo foi super bom, pude controlar a corrida”, comentou Bottas ao final do evento, aproveitando para saudar o feito de sua escuderia: “Estou realmente muito orgulhoso em ser parte desse time. Um sexto título é realmente impressionante”, concluiu ele. Com 612 pontos, a Mercedes não pode ser mais alcançada pela segunda colocada, a Ferrari, que tem 433 no Mundial de Construtores.

Mesmo com o triunfo do companheiro de equipe, Hamilton tem ainda 64 pontos de vantagem na classificação para o próprio Bottas e precisa, a quatro provas do fim do campeonato, de algo como uma vitória e uma volta mais rápida com o finlandês chegando em quarto para garantir a taça.

A próxima etapa das 21 previstas no Mundial de Fórmula 1 está prevista para o fim de semana do dia 27 de outubro, no GP do México.

Confira, abaixo, a classificação final do GP de Cingapura:

*Com informações do Estadão Conteúdo