Lenda da NBA, Tex Winter morre aos 96 anos
Fred “Tex” Winter, ex-treinador do Los Angeles Lakers e Chicago Bulls, pioneiro do “triângulo ofensivo”, dono de seis títulos da NBA e responsável pela formação de grandes nomes do basquete mundial, como Michael Jordan, Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, morreu na última quarta-feira (10), na cidade de Manhattan, no Kansas, aos 96 anos.
Tex Winter iniciou sua carreira como treinador no Kansas State University, em 1947. Depois de duas décadas no basquete universitário, o profissional chegou à NBA, onde treinou o Houston Rockets, em 1971. Mas foi pelo Chicago Bulls e Los Angeles Lakers que Winter conquistou os seis títulos da principal liga de basquete do mundo, entre 1985 e 2008.
Homenagens
Michael Jordan e Kobe Bryant, dois dos maiores jogadores da história do basquete mundial formados por Tex Winter, se manifestaram sobre a morte do treinador. Para Jordan, Winter foi um pioneiro e um estrategista, a quem lhe deve muito: “Foi um privilégio trabalhar com ele. Era um trabalhador, um grande educador e um homem obcecado pelos detalhes”.
Já Bryant, disse que Winter o ensinou a estudar todos os detalhes do basquete e aprimorar seu jogo: “Meu mentor. Ele era um gênio do basquete em todos os sentidos da palavra. Sentirei muito a sua falta. Obrigado, Tex. Eu não estaria onde estou hoje sem você. Descanse em paz”, escreveu em seu Twitter.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.