Revezamento da tocha olímpica é cancelado na cidade de Tóquio

Capital japonesa registra 17 dias de crescimento de diagnósticos de Covid-19, fazendo com que a média móvel subisse para 586 casos na última terça-feira; Jogos começam no próximo dia 23

  • Por Jovem Pan
  • 07/07/2021 11h07 - Atualizado em 07/07/2021 13h34
Reprodução/Twitter/@Tokyo 2020O revezamento da tocha olímpica foi cancelado na cidade de Tóquio

O governo metropolitano de Tóquio e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 anunciaram na manhã desta quarta-feira, 7, que vão cancelar o revezamento da tocha olímpica que deveria acontecer durante 15 dias na cidade. De acordo com as autoridades, a decisão tem relação com o aumento do contágio pelo novo coronavírus na capital japonesa. Até o momento, o município registra 17 dias de aumento nos diagnósticos de Covid-19, fazendo com que a média móvel subisse para 586 casos na última terça-feira. Ao todo, o vírus infectou 808 mil e matou 14.812 pessoas no Japão, de acordo com números divulgados pela Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos. Desde a semana passada já era conhecida a decisão das autoridades de tirar das vias públicas a primeira parte do revezamento da tocha olímpica na capital do Japão. O deslocamento, que começará nesta sexta-feira na cidade, acontecerá principalmente em cerimônias sem a presença de público durante os oito primeiros dias de sua passagem por Tóquio para obedecer as medidas de luta contra a Covid-19, de acordo com Koichi Osakabe, funcionário do governo da cidade. Os Jogos Olímpicos acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto.

O Japão não sofreu os surtos de vírus explosivos vistos em outras partes do mundo, mas só recentemente emergiu de uma quarta onda de infecções. Um declínio no ritmo de surgimento de casos novos e uma aceleração na vacinação levaram as autoridades a amenizar um estado de emergência em Tóquio e outros oito municípios no último dia 20. Mas com a aproximação da Olimpíada, especialistas temem um novo aumento de casos em Tóquio e a disseminação de variantes mais altamente transmissíveis, como a Delta (indiana). Os Jogos também enfrentam a resistência de uma parcela substancial do público.

*Com informações do Estadão Conteúdo