Paris apresenta plano para cidade mais verde e esportiva para Jogos de 2024

  • Por Agência EFE
  • 09/05/2016 12h25
Agência EFE Paris - Agência EFE

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, apresentou nesta segunda-feira um plano de 43 pontos para tornar a cidade mais verde, mais esportiva e com um sistema de transporte mais sustentável dentro da candidatura para organizar os Jogos Olímpicos de 2024.

A criação de uma ciclovia unindo as principais instalações esportivas que seriam usadas no evento – o Stade de France, o Centro Aquático e a Vila Olímpica – é uma das principais propostas do plano, explicou a prefeita de Paris em comunicado.

Entre as medidas, se destacam a criação de uma rota de 35 quilômetros pelo centro da cidade para passear através de zonas verdes protegidas e um programa para limpar as águas do rio Sena, para que ele seja palco das provas do triatlo e posteriormente possa ser usado pela população.

A prefeitura de Paris também apresentou um projeto de linha de metrô que conectará o leste com o oeste da cidade, passando por algumas das instalações que serão usadas nas competições. Ela uniria o Parc de Princes (futebol), o complexo de Roland Garros (tênis), o estádio Jean Bouin (rúgbi), a Torre Eiffel (vôlei de praia), o Grand Palais (esgrima), a Esplanada dos Inválidos (tiro com arco) e o ginásio poliesportivo Bercy Arena (basquete e judô).

O plano de ação deve ser formalizado no próximo dia 17, afirmou o comitê de candidatura, que lembrou que muitas das iniciativas já estão em andamento já visando os Jogos Olímpicos de 2024.

“O plano para uma Paris mais verde, mais saudável com um transporte sustentável trabalha em harmoniza com os princípios-chave da candidatura para 2024, com objetivo de criar o entorno perfeito para um espetáculo esportivo de nível mundial e para promover os valores essenciais do movimento olímpico”, afirmou o comitê de candidatura da capital francesa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.