Rússia diz que só 2 presos por corrupção escolheram sedes de 2018 e 2022

  • Por Agência EFE
  • 27/05/2015 14h44
CHE - FUTEBOL/FIFA/COPA - ESPORTES - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anuncia em Zurique, Suíça, a Rússia como sede da Copa do Mundo de 2018. 31/12/1969 - Foto: ULMER/Imago Sportfotodienst/FOTO ARENA/AE ULMER/FOTO ARENA/AE Joseph Blatter

O presidente honorário da União de Futebol da Rússia (UFR), Viacheslav Koloskov, afirmou nesta quarta-feira que só dois dos sete dirigentes da Fifa presos por envolvimento em um escândalo de corrupção na entidade participaram da escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

“Só votaram Jack Warner, provavelmente nos Estados Unidos, e o Nicolás Leoz, que certamente optou por Espanha e Portugal”, disse Koloskov à agência oficial “RIA Novosti”.

O dirigente destacou que mais da metade dos 14 acusados não têm qualquer relação com o comitê executivo da Fifa, já que Leoz deixou a cúpula da entidade há três anos, assim como o próprio Warner.

“José Maria Marin (ex-presidente da CBF) acaba de ser nomeado e Jeffrey Webb também. Nenhum dos dois votou nas eleições dos Mundiais de 2018 e 2022”, acrescentou Koloskov.

O ministro de Esportes da Rússia, Vitali Mutko, também reforçou que os indiciados não tiveram qualquer relação com o processo de escolha das sedes do Mundial.

Tanto Mutko, como o chefe do comitê organizador Rússia 2018, Alexei Sorokin, estão no hotel de Zurique no qual foram detidos os dirigentes da Fifa. Ambos negaram terem sido convocados a prestar depoimento às autoridades suíças.

A Rússia descartou hoje a possibilidade de não sediar a Copa do Mundo devido às denúncias feitas pelo FBI e o Ministério Público da Suíça, que investigam denúncias de lavagem de dinheiro durante o processo de escolha das sedes de 2018 e 2022.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, sempre negou qualquer tipo de irregularidade em ambas as escolhas, defendeu a Rússia como sede do Mundial e recomendou que políticos ocidentais que ameaçaram boicotar o torneio ficassem em casa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.