Sem índices e convites, Coreia do Norte ficará fora dos Jogos de Sochi

  • Por EFE
  • 04/02/2014 09h28
Coreia do Norte está fora dos jogos de inverno de Sochi

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão abertos oficialmente nesta sexta-feira, em Sochi, na Rússia, não terão a participação da Coreia do Norte, o que deixa o país fora do evento pela primeira vez em 12 anos, informou nesta terça-feira a agência de notícias sul-coreana “Yonhap”.

Nenhum atleta do país asiático garantiu vaga para os Jogos. A Coreia do Norte também não recebeu nenhum convite, que são divididos entre as federações internacionais, confirmou a agência, citando um representante do Comitê Olímpico Internacional (COI).

No site dos Jogos de Sochi, a Coreia do Norte aparece como um país participante, mas na seção de atletas não há nenhum nome. Na página, no entanto, há informação de que as listas de inscritos serão definitivas apenas nesta quinta-feira.

De toda forma, a “Yonhap” diz que fontes do governo russo confirmam a presença de autoridade do governo do país asiático na cerimônia de abertura, mesmo que não haja atletas classificados. No caso, o enviado será o presidente do Parlamento norte-coreano, Kim Yong-nam.

Os Jogos de Salt Lake City, nos Estados Unidos, em 2002, foram os últimos sem a presença da Coreia do Norte. Quatro anos depois, em Turim, na Itália, foram seis atletas. E em 2010, nos Jogos de Vancouver, no Canadá, foram dois.

O país tem duas medalhas em Jogos de Inverno, ambas de prata, obtidas em Innsbruck, na Áustria, em 1964, e em Albertville, na França, em 1992. EFE