STJD marca julgamento da Portuguesa para mesmo dia da convocação para Copa

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2014 18h34
Confusão foi grande na Arena Joinville por causa de liminarJogo da Portuguesa é interrompido; veja fotos

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou o julgamento que pode rebaixar a Portuguesa para a Série C para o dia 7 de março, ás 14h. A data é a mesma em que o técnico Luiz Felipe Scolari convocará os jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo, que terá início em 12 de junho.

O processo é movido pelo procurador geral Paulo Schmitt, que solicitou a exclusão da equipe paulista da competição após o abandono de campo na partida contra o Joinville, pela primeira rodada da Série B. A decisão foi tomada após ordem liminar concedida pela Justiça Comum que obrigava a CBF incluir a Lusa na Série A.

A Portuguesa é acusada de infringir os artigos 205 e 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e o artigo 69-2 do Código Disciplinar da FIFA. As penas contidas nestes artigos variam da perda de pontos em favor do adversário até a exclusão do campeonato em disputa, o que acarretaria no rebaixamento para a Série C.

De acordo com a CBF, a Lusa teria forjado o documento que a tirava de campo, já que o papel timbrado era da própria instituição.

Já a equipe pretende fazer a sua defesa no argumento de que apenas obedeceu uma ordem judicial.