Top-40 da história, ameaça ao Brasil e 5,6kg em medalhas. E se Phelps fosse um país?
Michael Phelps tem 19 medalhas de ouro em quatro edições de Jogos Olímpicos
Michael Phelps tem 19 medalhas de ouro em quatro edições de Jogos OlímpicosMaior medalhista da história dos Jogos Olímpicos, Michael Phelps já deixou de ser um simples ídolo mundial há algum tempo. Hoje, os termos “mito” e “lenda” parecem definir com mais precisão o nadador americano de 31 anos, inegavelmente um dos dez maiores esportistas de todos os tempos.
Dono de 23 medalhas olímpicas, Phelps já possui, historicamente, o peso de uma nação para o maior evento esportivo do planeta.
Afirmação exagerada?
Nem um pouco.
Com a vitória no revezamento 4x100m livre, no último domingo, no Rio de Janeiro, Phelps conquistou a 19ª medalha de ouro olímpica de sua vida. Tal número faria com que o americano ocupasse a incrível 35ª posição no quadro de medalhas da história dos Jogos.
O “país Michael Phelps“ tem, hoje, o mesmo número de condecorações douradas que a Argentina em todos os tempos, por exemplo. Países tradicionais como Jamaica, México, Portugal, Nigéria, Chile e Uruguai, por sua vez, figurariam atrás do nadador americano em um quadro de medalhas histórico. A Índia, com seus 1,3 bilhões de pessoas, também.
O Brasil, curiosamente, seria um dos países mais ameaçados pela “nação Phelps“, caso ela existisse. O País-sede dos Jogos de 2016 já faturou 23 medalhas de ouro olímpicas desde que o evento foi criado, em 1896 – o que o faz ocupar a 32ª posição no quadro geral.
Como o nadador americano ainda pode disputar mais cinco provas na Rio-2016, tem chances de ultrapassar o Brasil em caso de fracasso retumbante dos atletas da casa. Se alcançar os 100% de aproveitamento nas águas cariocas, Phelps deixará o Rio de Janeiro com 24 medalhas douradas.
As 19 de ouro, duas de prata e duas de bronze que ele já ganhou em quatro Olimpíadas, porém, já têm peso absurdo. Literalmente. Juntas, afinal, elas somam incríveis 5,6kg – quantia absurda se considerarmos que a medalha mais pesada da história dos Jogos é a do Rio, com 500g.
Só as medalhas de Phelps pesam mais do que um Xbox One (4,8kg) ou um Playstation 4 (2,8kg), por exemplo. Cinco coxinhas enormes, de 1kg cada, e um galão de água de cinco litros também são mais leves do que as 23 condecorações do nadador juntas. Por sua vez, um cachorro da raça poddle toy e um pneu de automóvel têm a mesma massa das conquistas olímpicas do americano.
A conta tem tudo para aumentar nos próximos dias. Phelps, afinal, ainda disputa os 100m e 200m borboleta, os 200m medley e pode cair na água para participar dos revezamentos 4x200m livre e 4x100m medley na Rio-2016. Depois destas provas, a incrível trajetória do americano em Jogos Olímpicos enfim se encerrará – o que definitivamente vai representar uma perda irreparável para o esporte mundial… Do tamanho de um país.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.