Brasil se classifica para sete finais em primeira sessão da natação nas Paralimpíadas
Destaques para Gabriel Bandeira que bateu o recorde paralímpico em sua bateria nos 100m borboleta S14, e para o multicampeão Daniel Dias, que fez o terceiro melhor tempo nos 200m livre S5
As primeira provas de natação dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 classificaram sete brasileiros para as finais. Na noite desta terça-feira, 24, foram 13 modalidades distintas (masculino e feminino) e todas tiveram participação do Brasil. O primeiro a entrar na água foi Gabriel Geraldo que participou da prova de 100m costas S2 masculino, para atletas com limitações físico-motoras, e terminou sua bateria com o tempo de 2:09.73, terminando em primeiro. Sendo assim, ele se classificou para a final que acontece por volta das 5h da madrugada desta quarta-feira. Na sequência o nível se manteve alto e Gabriel Bandeira bateu o recorde paralímpico nas eliminatórias dos 100m borboleta S14 masculino, para atletas com deficiência intelectual, fechando com 56.78s. Porém na segunda bateria, um britânico fez um tempo abaixo e bateu novamente o recorde. O brasileiro se classificou para a final da categoria.
Phelipe Rodrigues participou da bateria 2 da prova de 50m livre S10, para atletas com limitação físico-motora, e chegou em segundo lugar com o tempo de 23.74, avançando para a final com o terceiro melhor tempo geral. Nessa prova, o recorde olímpico é do brasileiro André Brasil, que estabeleceu em 2012 o tempo de 23.16. Mariana Ribeiro, na categoria feminina, esteve na bateria 1 e chegou em terceiro com o tempo de 28.41, avançando para a final com o quarto melhor tempo geral. Douglas Matera, participou da prova de 100m borboleta S13 masculino, para atletas com deficiência visual, e terminou na quarta colocação com 58:66. Após a segunda bateria, o brasileiro ficou em 6º no geral e está na final.
Na categoria feminina, Lucilene Souza fez sua participação na bateria 1 e terminou em quarto com o tempo de 1:10.93. Maria Carolina Santiago também disputou a prova, na bateria 2, e terminou em segundo com o tempo de 1:07.30. Somente Maria avançou para a final, com o quinto tempo geral. Multimedalhista, Daniel Dias competiu nos 200m livre S5, para atletas com limitações físico-motoras, na primeira bateria e fez o segundo tempo com 2:45.16, se classificando para a final com o terceiro melhor tempo geral.
Não avançaram para as finais
Entre os competidores brasileiros que não conseguiram índice para disputar a final estão Eric Tobera e Ronystony Cordeiro da Silva, que disputaram a prova 50m peito SB3 masculino, para atletas com limitações físico-motoras. Ambos participaram da primeira bateria e terminaram em quinto e sexto lugares, respectivamente. Laila Suzigan esteve nas eliminatórias dos 50m livre feminino S6 e terminou na quinta posição de sua bateria. Ela também não conseguiu avançar de fase. Esthefany Rodrigues participou dos 200m livre S5 na segunda bateria, e terminou em quinto, sem chances de avançar para a final. Na última prova da primeira sessão, Caio Amorim esteve nos 100m livre S8, na bateria 2, e terminou em sexto. Gabriel Cristiano competiu na bateria 3 e também ficou em sexto, nenhum deles avançou para a final.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.