Tradição, amizade e tudo que envolve a esperada luta entre Shogun e Minotouro

  • Por Jovem Pan
  • 30/07/2015 21h32
RIO DE JANEIRO,RJ,30.07.2015:UFC-RJ - Os lutadores Maurício Shogun e Rogério Minotauro durante coletiva do UFC no Sheraton Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (30). (Foto: Marcello Dias/Futura Press/Folhapress)Maurício Shogun enfrentará Rogério Minotouro pelos pesos-meio-pesados no UFC 190

O UFC 190 está chegando: neste sábado (1º de agosto), 26 lutadores se enfrentarão em 13 lutas, a grande maioria formada por brasileiros, uma vez que o palco do evento será no Rio de Janeiro. Entre todos esses combates, um deles, Mauricio “Shogun” Rua contra Rogério “Minotouro” Nogueira, pelos pesos-meio-pesados, será especial. Isso porque o encontro reeditará uma das grandes lutas do Pride, que aconteceu há dez anos, além de colocar frente a frente dois amigos. Confira estas e outras curiosidades abaixo.

Dez anos depois…

A edição 190 do UFC marcará o reencontro dos dois protagonistas de uma luta que é até hoje considerada uma das melhores já realizadas pelo Pride. Em 2005, no Japão, nas quartas de final da edição “Critical Countdown” do evento, Shogun venceu Minotouro por decisão unânime dos juízes. Veja, no vídeo abaixo, como foi a luta.

Luta entre amigos. Mas…

Depois de lutarem em 2005, os dois lutadores se tornaram amigos. Minotouro já afirmou que tem o adversário como “um grande amigo, alguém bem próximo de mim”. Por outro lado, Shogun disse que respeita o rival “como lutador e como ser humano”. Entretanto, isso não quer dizer que algum dos dois esteja menos afim de vencer a luta. Minotouro chegou a dizer que não pode perder de jeito nenhum para o amigo.

Tradição no octógono

O fato de terem feito um combate histórico há dez anos mostra como Shogun e Minotouro têm uma carreira longa no MMA. E é bem isso mesmo. Com 33 anos, Shogun já foi campeão dos pesos-meio-pesados e coleciona vitórias contra oponentes notáveis, como Alistair Overeem, Lyoto Machida e Forrest Griffin. Mais velho, Minotouro tem 39 anos, conquistou uma medalha de bronze no boxe do Pan-Americano do Rio em 2007 e venceu nomes como Jason Brilz, Tito Ortiz e Rashad Evans. Currículos de respeito que incrementam ainda mais o combate.

A busca por recuperação

Tanto Shogun quanto Minotouro vêm de derrotas marcantes no UFC, e por isso buscam recuperação para seguir na busca pelo cinturão da categoria. Shogun perdeu para o haitiano Ovince St. Preux em apenas 34 segundos na luta principal do UFC Fight Night: Shogun vs. St. Preux, em novembro de 2014. Já Minotouro aguentou apenas um pouco mais contra Anthony Johnson: 44 segundos até ser derrotado por nocaute técnico, no UFC on Fox: Lawler vs. Brown.

Com isso, ambos estão lutando para evitar o momento ruim, tido por muitos como decadência em suas carreiras.

Confira o card completo do UFC 190.

UFC 190
Rio de Janeiro, Brasil
Sábado, 1 de agosto de 2015

Card principal

Ronda Rousey x Bethe Correia
Mauricio Shogun x Rogério Minotouro
Fernando Açougueiro x Glaico França
Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Antônio Pezão x Soa Palelei
Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar

Demian Maia x Neil Magny
Rafael Feijão x Patrick Cummins
Warlley Alves x Nordine Taleb
Iuri Marajó x Leandro Issa
Vitor Miranda x Clint Hester
Hugo Wolverine x Guido Cannetti